No samba, o respeito ao passado é base para praticamente tudo. Nas escolas, obviamente, não é diferente. Antiguidade é posto e três escolas do grupo especial decidiram homenagear figuras icônicas e referências para a música brasileira e Carnaval. Império Serrano vai falar de Arlindo Cruz; Grande Rio tem Zeca Pagodinho como enredo e a Portela fará referência a nomes marcantes de sua centenária história.
Império Serrano – “Lugares de Arlindo”
Retornando à elite do Carnaval carioca, a Império Serrano traz um enredo baseado no sucesso de Arlindo Cruz, “Meu Lugar”. Em uma homenagem ao cantor e compositor, a agremiação vai passear por momentos e espaços que marcaram a carreira do artista carioca.
“É uma grande homenagem a um baluarte do Império, do compositor que assina 11 sambas-enredo da escola e tem outros sete vencedores, em outras escolas. Diante da grandeza de um homenageado como esse, a gente tem de fazer um carnaval grandioso”, disse o carnavalesco Alex de Souza.
Acadêmicos do Grande Rio – “Ô Zeca, O Pagode Onde É Que É? Andei Descalço, Carroça E Trem, Procurando Por Xerém, Pra Te Ver, Pra Te Abraçar, Pra Beber E Batucar”
Para defender o título, a Grande Rio vai homenagear Zeca Pagodinho. Quem assume a direção artística do desfile é a dupla de carnavalescos Gabriel Haddad e Leandro Bora. O nome do enredo é baseado na composição do cantor com Jorge Aragão, “Zeca, Cadê Você”.
Portela – “O Azul Que Vem Do Infinito”
Comemorando o centenário da agremiação, a Portela falará de personalidades do samba que fizeram a história da Majestade do Samba. Renato Lage e Márcia Lage são os carnavalescos.
“Um sonho que se realiza. Uma profecia que se cumpre. Uma missão que atravessa gerações. No próximo desfile a Portela irá contar sua história”, diz a mensagem compartilhada pela diretoria da Portela nas redes sociais ao divulgar o enredo para o Carnaval deste ano.
Como diz o samba da Portela deste ano: “Vejo um futuro mais lindo nas mãos de quem sabe o valor do passado”.