Casa das Meninas charcutaria terra e mar abre as portas no Centro Histórico de Paraty

No cardápio, uma seleção de curados, maturados, fermentados e defumados de porco, boi, peixes e frutos do mar aguardam os paladares mais exigentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Boudin de Peixe e Camarão fatiado (Foto: @fotosincriveisparaty)

A atmosfera histórica de Paraty, conhecida por suas ruas de pedra e charme peculiar, ganha um novo destaque com a inauguração da Casa das Meninas Charcutaria Terra e Mar. O nome, inspirado nas descontraídas reuniões entre amigos que se tornaram frequentadores assíduos do local, agora abrange um espaço que une charcutaria artesanal, delicatessen e um aconchegante bar de Tapas.

As sócias Anna Paula Barreto e Maria Claudia Franca celebram a inauguração neste sábado, dia 03, às 18h, apresentando um ambiente íntimo de 18 m2, com capacidade para 15 pessoas. A proposta é proporcionar uma experiência acolhedora, onde os visitantes se sintam em casa ao degustar as delícias das linhas terra e mar, apresentadas em tábuas de charcutaria de alta qualidade.

No cardápio, uma seleção de curados, maturados, fermentados e defumados de porco, boi, peixes e frutos do mar aguardam os paladares curiosos. Sanduíches e porções, acompanhados por produtos exclusivos, como uma iguaria semanal e pratos especiais aos sábados, compõem um menu diversificado. A experiência é aprimorada com chutneys, geléias e antepastos, oferecendo uma explosão de sabores que podem ser apreciados em tábuas personalizadas ou porções. Para harmonizar, a Casa das Meninas oferece opções de vinhos, espumantes, cervejas artesanais, uísques e até mesmo uma seleção de cachaças regionais.

A proposta da Casa das Meninas vai além do salão, disponibilizando também toda a linha grab’n go, permitindo que os clientes levem para casa produtos fatiados e pesados na hora, em potes, ou optem pelos pratos servidos no local. Anna Paula destaca a utilização de insumos locais, capturando os aromas da Mata Atlântica, enriquecendo cada pote, geleia, antepasto e, posteriormente, os produtos da charcutaria.

A expertise da chef Tatianna Cirinno, conhecida como “Menina Charcuteira”, trouxe inspiração para explorar a riqueza marítima de Paraty. O resultado é uma ampla variedade de charcutaria marítima, com destaques como boudin de peixe e camarão, polvo defumado, manteiga de siri, linguiça de arraia defumada, mariscos defumados, ovas de tainha à caiçara, salame de peixe branco e peixes curados.

Na linha terra, a tradição é preservada com linguiças, copa, guanciale, filetto dourado, pastrame, lombinho, salame Friulano e caçadora, demonstrando respeito ao alimento e ao tempo necessário para cada preparo. Na linha mar, destaca-se o jamón de atum, com textura semelhante ao jamón ibérico, curado e maturado, filetado diante dos clientes na Jamoneira.

“Nossa ideia é servir essas delícias com um conceito de praticidade, para comer com as mãos”, destaca Anna Paula, resumindo a essência da Casa das Meninas Charcutaria Terra e Mar. O local promete ser um ponto de encontro gastronômico e cultural no coração do Centro Histórico de Paraty.

Serviço:

Casa das Meninas Charcutaria Terra & Mar

Endereço: Centro Histórico

Rua Comendador José Luiz, 11-B

Horário funcionamento: 2as, 5as, 6as, sábados e domingos, das 16h às 24 h.

$ – débito, crédito, pix e dinheiro – Capacidade – 15 pessoas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa das Meninas charcutaria terra e mar abre as portas no Centro Histórico de Paraty
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui