Nesta terça-feira (01/12), a Cedae disponibilizou em seu site oficial o mapa das áreas potencialmente afetadas pela redução de abastecimento, causada pelo serviço que está sendo realizado na Elevatória do Lameirão. O mapa será atualizado diariamente, indicando os locais que serão mais impactados no dia.
O mapa pode ser acessado pelo link ou ao clicar na ‘pop-up’ disponível na home do site. A Cedae está realizando reparo emergencial na Elevatória do Lameirão, que distribui metade da água diária tratada que vem da Estação de Tratamento do Guandu.
Por conta disso, a operação conta apenas com 75% de sua capacidade, o que reduz o abastecimento para os municípios do Rio de Janeiro e Nilópolis. O prazo para conclusão do reparo é de até 19 dias.
Os moradores das Zonas Norte e Oeste do Rio e de Nilópolis, na Baixada Fluminense já sofrem com a falta d’água há duas semanas. Nesta semana moradores da Zona Sul também começam a reclamar de desabastecimento. Conforme foi publicado pelo DIÁRIO DO RIO, a falta d’água atinge a população no momento em que os números da pandemia estão em alta, dificultando o combate e a prevenção da doença.