O Governador Claudio Castro (PL) inaugurou, nesta sexta-feira (15/10), o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A nova unidade, ligada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tem capacidade para 50 leitos, entre enfermarias e UTIs. Neste primeiro momento, o hospital será destinado ao atendimento de pacientes com Covid-19 e tratamento de sequelas provocadas pela doença. Em 2022, a unidade, ligada à Faculdade de Ciências Médicas que a Uerj abrirá na cidade fluminense, vai expandir o atendimento a outras especialidades médicas. Castro destacou o papel da universidade.
– A atuação da Uerj vai além da questão educacional: a universidade do estado é uma grande catalisadora de políticas públicas no Rio de Janeiro. Com isso, estamos virando a lógica do pouco olhar para o interior, porque é preciso que a população tenha acesso aos serviços em suas regiões, sem que haja deslocamento para outras cidades. O trabalho dos últimos meses tem sido para universalizar as ações e serviços para todo o estado. Este novo hospital representa educação, saúde e, principalmente, dignidade para os cidadãos da Região dos Lagos – afirmou Cláudio Castro.
Cerca de 380 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e pessoal administrativo, vão trabalhar no Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro. A unidade hospitalar, que era da iniciativa privada, estava fechada desde dezembro. Este ano foi incorporada à rede pública de saúde, por meio da Uerj, o que possibilitou a reabertura como hospital universitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Será uma opção de atendimento qualificado para moradores de Cabo Frio e de municípios vizinhos, como Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Araruama e Iguaba Grande.
– A demanda por serviços de saúde na região é muito grande. Após este primeiro momento, em que a prioridade será para o tratamento no pós-Covid, a estrutura permanente do hospital vai ampliar o atendimento. Ou seja, ele se torna um legado para Cabo Frio e municípios vizinhos – disse o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.
Homenagem a um dos idealizadores do SUS
O novo hospital presta uma homenagem ao médico sanitarista e ex-reitor da Uerj Hesio Cordeiro, professor do Instituto de Medicina Social da universidade. O profissional foi um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde.
– Não foi à toa o fato de a inauguração deste hospital universitário acontecer no Dia dos Professores. A missão de unidades como essa é unir a ciência com as necessidades do povo do Estado do Rio de Janeiro. Batizar com o nome do reitor Hesio Cordeiro é fortalecer o SUS neste momento de combate à pandemia da Covid-19. Aproveito a ocasião para anunciar que a Uerj fará a aquisição do prédio ao lado do hospital para abrigar os cursos de Ciências Médicas, Ciências Ambientais e Geografia, que em breve serão abertos aqui em Cabo Frio – revelou o reitor da universidade, professor Ricardo Lodi.