Às 13h desta quinta-feira (18/06), haverá a primeira reunião da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para elaborar parecer acerca do pedido de impeachment contra o governador Wilson Witzel. O encontro, segundo a assessoria do parlamento, acontecerá de maneira presencial.
Neste primeiro momento, serão definidos os nomes do presidente da Comissão, do relator e outras funções. Posteriormente, será encaminhada a Witzel uma cópia do processo, e ele terá até 10 sessões legislativas para se defender das acusações. Entre elas, estão improbidade administrativa por má utilização de dinheiro público (Operação Placebo) e supostos desvios na área da saúde durante a pandemia (Operação Favorito).
A instauração do processo de impeachment contra Witzel foi aprovada no último dia 10/06. Dos 70 parlamentares da Alerj, 69 votaram a favor e 1 deputado – Rosenverg Reis (MDB) – não participou da votação.
Em relação à Comissão, ela será formada por 25 deputados, que foram escolhidos na última terça-feira (16/06). Confira.
- Luiz Paulo (PSDB)
- Enfermeira Rejane (Pc do B)
- Dionísio Lins (PP)
- Renan Ferreirinha (PSB)
- Carlos Macedo (Republicanos)
- Chico Machado (PSD)
- Márcio Canella (MDB)
- Val Ceasa (Patriotas)
- Waldeck Carneiro (PT)
- João Peixoto (Democracia Cristã)
- Martha Rocha (PDT)
- Subtenente Bernardo (PROS)
- Brazão (PL)
- Marcus Vinícius (PTB)
- Rodrigo Bacellar (SDD)
- Marcos Abrahão (Avante)
- Léo Vieira (PSC)
- Alexandre Freitas (Novo)
- Eliomar Coelho (PSOL)
- Marina Rocha (PMB)
- Valdecy da Saúde (PTC)
- Bebeto (Podemos)
- Dr. Deodalto (DEM)
- Welberth Rezende (Cidadania)
- Gustavo Schmidt (PSL)
[…] lembrar que Witzel está passando por um processo de impeachment justamente por conta de supostas irregularidades surgidas durante a pandemia, como superfaturamento na construção de hospitais de campanha – que ainda nem estão […]