Na manhã desta terça-feira, (20/09), agentes da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) atuam para demolir construções irregulares na entrada da comunidade da Providência, no bairro da Gamboa, na Zona Portuária do Rio.
Entre as estruturas que foram removidas está um telhado de aproximadamente 500m2, construído em cima da rua pelo tráfico de drogas para a realização de bailes e festas no local. Além dele, também foram demolidos 17 estabelecimentos comerciais, erguidos ilegalmente sobre a calçada, que funcionavam como bares, depósitos, salão de beleza e mercearias. Também foram desfeitos 44 furtos de energia e dois de água.
Como é uma área sob influência do crime organizado a polícia militar também atua em conjunto para dar apoio a operação.
“Hoje a Prefeitura fez mais uma operação de combate às construções irregulares aqui na Gamboa, em um dos acessos ao morro da Providência, erguidas em via pública, sem nenhuma autorização do Poder Público. Entre as estruturas havia, inclusive, um telhado de alumínio que cobria a rua e que foi feito por criminosos da região”, explica o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Em outubro de 2021 a Secretaria de Ordem Pública realizou uma outra operação de demolição no local, quando removeu 10 quiosques irregulares construídos em área pública.
Também participaram da demolição agentes da Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (COOPE), Secretaria de Conservação, Guarda Municipal, Comlurb, Rio Luz, Light, Águas do Rio e Polícia Militar.
Essa operação precisa chegar na rua Visconde de Inhauma esquina com a avenida Rio Branco. O tráfico da Providência invadiu 3 edificios abandonados e instalou boca de fumo e um bar ilegal seja dia seja noite com som de funk no último volume o que fez o Hotel São Francisco obrigar a fechar as portas.