Após a aprovação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), neste domingo (17), da utilização em caráter emergencial das vacinas da Universidade de Oxford e da CoronaVac contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que as doses começarão a ser enviadas a todos os estados brasileiros nesta segunda-feira (18), a partir das 07h.
”Está dado o primeiro passo para o início da maior campanha de vacinação do mundo contra o Coronavírus”, disse Pazuello.
Vale lembrar que, no Rio de Janeiro, a estimativa é que, num primeiro momento, cheguem ao todo 732 mil doses das duas vacinas, sendo 183 mil da de Oxford e 549 mil da CoronaVac. Esse número, no entanto, não é suficiente para abranger todo o grupo prioritário definido pelo Governo do Estado, que, entre idosos, profissionais da saúde e indígenas, totaliza mais de 1,3 milhão de pessoas.
Ainda em relação à vacinação no Rio, não há uma data definida para a mesma ter início. A Prefeitura da capital fluminense desejava começar a imunização na população carioca – respeitando os grupos prioritários – na próxima quarta-feira (20), Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade e feriado municipal. Isso, porém, havia ficado inviável devido à indefinição por parte do Governo Federal acerca de quando as doses seriam distribuídas. Com a informação divulgada por Pazuello, no entanto, essa possibilidade volta a ter chances de acontecer.
Vale lembrar também que o Governo do RJ está pensando na possibilidade de vacinar a primeira pessoa no estado no Cristo Redentor, para que o ato se torne simbólico e inesquecível. Isso, entretanto, ainda não está confirmado que irá realmente acontecer.