Por: Ana Flávia Assumpção (Diretora da Pesquisa) e Felipe Lamarca (Assistente de Pesquisa)
O Instituto Rio21, em parceria com o Diário do Rio, realizou recentemente a segunda edição da pesquisa sobre a saúde mental dos cariocas, em razão do Setembro Amarelo.
Às vésperas das eleições no próximo domingo (02 de outubro), trazemos algumas informações sobre o que mais preocupa a população da cidade.
Em 2022, o que mais tem preocupado os cariocas é a violência – 87% dos entrevistados disseram que a categoria “Crime e violência” é o que mais os preocupa atualmente, independente da região em que mora.
Apesar desse problema ter sido citado com mais frequência entre os moradores da Zona Norte (89%), também foi apontado em mais de 80% das respostas dos entrevistados das outras regiões:
A saúde aparece em segundo lugar entre os problemas que mais preocupam os cariocas, estando presente nas respostas de mais de 55% dos respondentes:
Em praticamente todas as regiões da cidade, com exceção da Zona Sul, mais de 50% dos respondentes afirmaram que essa era uma das questões mais preocupantes. Em especial, os moradores do Centro foram os que fizeram essa afirmação em maior frequência:
Em pesquisa realizada em nível nacional, a Ipsos, empresa especializada em pesquisas de mercado e opinião pública, mostrou que saúde e violência também estão entre as questões que mais preocupam os brasileiros de forma geral.
Com as eleições se aproximando, é esperado que os cariocas levem em consideração esses problemas e avaliem quais candidatos apresentam melhores propostas para resolvê-los.
Outros resultados dessa pesquisa serão divulgados ao longo dos próximos dias. Confira mais dados: