No último final de semana tempestades atingiram a cidade do Rio de Janeiro, com muita chuva e raios. E essas descargas elétricas atingiram o monumento do Cristo Redentor diversas vezes e provocou danos. Todo o sistema de iluminação e internet do Cristo Redentor sofreu avaria após as chuvas e raios.
O momento em que a cabeça da estrutura é atingida por uma descarga elétrica foi registrado pelo fotógrafo Fernando Braga e viralizou por todo mundo, da Índia aos Estados Unidos.
Na manhã de domingo, uma equipe, incluindo alpinistas, fizeram uma avaliação para identificar possíveis danos causados à estrutura do monumento. A estrutura não foi danificada, mas alguns equipamentos eletroeletrônicos, como computadores, queimaram.
Em 2021, houve a instalação de uma nova coroa de proteção contra descargas elétricas. A obra foi realizada no “Projeto 90 Anos Cristo Redentor – Restauros emergenciais, manutenção preventiva e obras emergenciais, fase 1”, que tratou de parte das obras emergenciais.
“Depois do susto, a certeza que o esforço realizado diariamente pela Arquidiocese e sua equipe técnica está na direção correta para garantir a preservação da integridade do Cristo Redentor diante do constante desafio cobrado pelo tempo e pela exposição junto à natureza”, destaca o engenheiro João Racine.