Todos temos lembranças da Itália. Dos filmes, dos personagens marcantes ítalobrasileiros das novelas. Passionais, paisagens deslumbrantes, vinhos, histórias de amor, risadas. E a macarronada Mamma Mia! Abundância, variedade, elegância, temperos, sabores únicos que se reconhecem ao longe. Há mais de 30 anos, na praia do Leme, o restaurante Da Bambrini possui tudo da Bota e mais. Um cardápio que representa, com absoluta fidelidade, toda Itália. Atendimento impecável dos funcionários que integram a equipe desde sua inauguração. Um cenário que nos transporta imediatamente para aquelas vielas lindas, repletas de História.
Uma trattoria como deve ser: dotada de cozinha própria e caracterizado por uma atmosfera familiar. Um pedaço de Luíno, a pequena comuna italiana da região da Lombardia, província de Varese. A fachada já mostra que é amor à primeira vista, a começar pela portinha repleta de plantas, luzes e flores, mesinha para dois. E a Vespa à porta já nos deixa com água na boca de pensar em passeios, com cabelos ao vento e a recompensa da comida.
Gostamos de provar, comer aos poucos, pequenos bocadinhos. E começamos pelo extraordinário couvert: berinjela e abobrinha grelhadas, azeitonas, mini muçarelas de búfala, fritada de legumes, pães artesanais, pimentão, patê, manteiga. E como não podia faltar, o Negroni equilibrado, gin, amaro e vermute.
Depois com as delícias ainda nos fazendo transportar, escolhemos três entradas. O polpette, aquela bola de carne, cozida, com temperos especiais, mergulhada no molho de tomate da casa artesanal, com o pão artesanal da casa, que se vai mergulhando enquanto o tinto nos acompanha. E não podemos passar batidos pelo perfume da trufa. E fomos de aspargos e ovos de codornas finalizados no azeite trufado. O legume cozido ao ponto com a leve crocância que merece, a gema mole o suficiente para ser base de se experimentar com a ponta macia do aspargo. E o trufado acompanha e dá base aos sabores, sem roubar nada. Exatamente como deve ser. E resolvemos experimentar a braciola, que se assemelha ao brasileiro bife rolê, recheada de bacon, uvas passas e temperos, ao molho artesanal. de tomate. E mais vinho e mais pão mergulhado no molho.
As opções de primi pratti foram o Carbonara ( minha massa favorita)- Spaghetti com panceta ( barriga de porco), gemas de ovos, pecorino romano e pimenta do reino; e o ravióli de muçarela de búfala com molho pomodoro. Absolutamente clássicos pois com o ambiente repleto de lembranças e o cardápio para todos os gostos, ficamos modestos. Mas vimos desfilar, com a melhor aparência, risotos, frutos do mar, carnes. Nossa escolha vinho foi um tinto, Montepulciano DÁbruzzo, DOP, produzido com a uva Sangiovese, dos grandes vinhos, como o imbatível Brunello.
E a sobremesa, optamos pelo Tiramisu, pois em um jantar clássico a mais famosa das sobremesas italianas era mandatória. As camadas de biscoitos de champagne, também chamados de biscoitos tipo inglês ou palitos a la reine ou em pão de ló, embebidas em café expresso entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone, creme de leite fresco, ovos, açúcar, e polvilhadas com cacau em pó e café. As lembranças foram tantas trazidas pelo ambiente, pelos pratos, pela alegria , que resolvemos ir a pé até Ipanema. Pegando a brisa e sentindo os cheiros do mar. Transportados para um verão na Costa Amalfitana.
Ambiente: *****
Comida: ****
Serviço: ****
Qualidade/preço: ****
Da Brambini-
Av. Atlântica, 514B. Tel.: 2275-4346.
De 12h a 0h (dom a qui.),
12h a 1h (sex e sab). (38 lugares).
C.c.:todos.
C.d.: todos.
Cr: Visa Vale, Alelo
Refeição e Sodex.
@dabrambini