De23 a 30/4, Niterói sedia a 1ª edição do Festival de Cinema Europeu Imovision

Programação contará com 14 filmes inéditos e premiados, de países como Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Evento será realizado no Reserva Cultural, em São Domingos - Alex Ramos (Prefeitura de Niterói)

O Reserva Cultural, em São Domingos, em Niterói, recebe entre os dias 23 e 30 de abril, a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision. O evento tem apoio da Prefeitura de Niterói.

PUBLICIDADE

A cerimônia de abertura será no dia 23 e contará com a presença do prefeito Rodrigo Neves e do presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento, além de diretores, atores, atrizes, autoridades e personalidades do meio cultural.

“Niterói tem se consolidado como uma das principais referências culturais do Brasil. Receber a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision reforça essa vocação da nossa cidade, que une arte, arquitetura, turismo e inovação. É um orgulho ver Niterói no roteiro internacional do cinema e promover esse intercâmbio cultural com grandes produções europeias”, celebra Rodrigo Neves.

A programação contará com 14 filmes inéditos e premiados, de países como Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia.

Na quinta-feira (24), o público poderá participar de sessões especiais e debates com a presença de convidados internacionais.

Entre os destaques da programação estão os filmes “Dreams”, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2025; “Entre Nós, o Amor”, produção francesa dirigida por Morgan Simon; e “Brincando com Fogo”, também francês, das irmãs Delphine e Muriel Coulin, estrelado por Vincent Lindon, vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza 2024.

Para o presidente da Neltur, André Bento, a realização do festival coloca Niterói como um importante polo cultural e turístico do Estado do Rio.

“Eventos como este fortalecem o turismo, movimentam a economia criativa e divulgam os atrativos culturais e naturais da cidade, que tem mais de 50% do seu território composto por áreas verdes preservadas”, explica Bento, lembrando que Niterói ganhará o primeiro museu dedicado à história do cinema brasileiro.

O equipamento funcionará ao lado do Reserva Cultural, no prédio projetado por Oscar Niemeyer em formato de rolo de filme. O espaço contará com uma linha do tempo com os principais marcos do cinema nacional, exibições de curtas-metragens, documentários e objetos históricos.

“Este festival concretiza um sonho antigo: levar o melhor do cinema europeu para além dos grandes centros, oferecendo ao público uma programação de qualidade, com uma curadoria forte e acessível. É um movimento de celebração e democratização do cinema de arte no Brasil”, afirma Jean Thomas Bernardini, fundador da Imovision.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp De23 a 30/4, Niterói sedia a 1ª edição do Festival de Cinema Europeu Imovisionddr newsletter De23 a 30/4, Niterói sedia a 1ª edição do Festival de Cinema Europeu Imovision
lapa dos mercadores 2024 De23 a 30/4, Niterói sedia a 1ª edição do Festival de Cinema Europeu Imovision

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui