O delegado Marcus Vinícius Amim Fernandes é o novo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro. A decisão do Governo do Estado foi publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (19/10). Ele substitui o também delegado José Renato Torres do Nascimento, nomeado para o cargo há 22 dias e agora exonerado.
Nascido em Niterói, na Região Metropolitana do RJ, Marcus Amim se formou em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2003.
Está há mais de 20 anos na Polícia Civil, tendo exercido, entre outras funções, o cargo de delegado titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE); Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos; e da 27ª DP (Vicente de Carvalho). Recentemente, havia assumido a presidência do Detran-RJ.
Por seu trabalho na polícia, Marcus Amim recebeu, em 2018, a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do RJ (Alerj). Em 2021, ganhou a Medalha José Clemente Pereira, da Câmara Municipal de Niterói.
Nova lei permite mudança
Na última quarta (18/10), a Alerj aprovou um projeto de lei do Governo do Estado que alterou o artigo 16 da Lei Complementar 204, a Lei Orgânica da Polícia Civil. Com isso, a partir de agora, delegados com menos de 15 anos exercendo a função podem assumir o comando da Secretaria de Polícia Civil.
A nova medida determina que o agente tenha no mínimo 15 anos de trabalho na Polícia Civil. Marcus Amim, especificamente falando, tem 12 anos como delegado.
Ao todo, 69 deputados votaram na sessão que definiu a nova lei, sendo 61 a favor e 8 contra. Entre os que foram favoráveis estão nomes como Márcio Gualberto (PL) e Rodrigo Amorim (PTB). Já Elika Takimoto (PT) e Martha Rocha (PDT), além da bancada do PSOL, não apoiaram a ideia.
O ex-presidente quando capitão teve também a arma levada… rsrs
Curioso. Não foi esse que era comentarista no SBT Rio e também teve armas levadas numa ocorrência de roubo ou furto ao seu veículo?
Enquanto isso, Policiais Civis sentados em suas cadeiras na Cidade da Polícia negociam com o Comando Vermelho toneladas de maconha que foi apreendida na Via Dutra…..
Foi esse Chefe de Polícia de Claudio Castro condecorado por um Deputado Estadual ligado a mílicia…..
Faltou dizer que o cara antes de ser delegado ele foi policial, daí ele ter os tempos, caso alguém faça conta