Dell determina volta de trabalhadores aos escritórios 5 dias por semana

Seguindo forte tendência internacional, empresa determinou que equipe global de vendas retorne aos escritórios a partir do dia 30 de setembro. Informação foi passada através de um memorando, nesta quinta-feira (26)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Empresa segue tendência do mercado internacional - Flickr

Assim como outras empresas globais, a Dell Technologies quer a volta do trabalho presencial cinco dias por semana. Nesta quinta-feira (26), a companhia pediu, por meio de memorando, que a sua equipe global de vendas trabalhe no escritório a partir de 30 de setembro.

No documento, visto pela Reuters, a Dell afirma: “Trabalhar remotamente deve ser a exceção e não a rotina”. A empresa, anteriormente, exigia que a equipe trabalhasse no escritório três dias por semana, mas agora quer o desempenho das atividades durante toda a semana, segundo o memorando.

Mas a Dell fez uma ressalta: “Os membros da equipe de vendas remotas que não podem ir a um escritório da Dell devem continuar a trabalhar remotamente”, reproduziu o Infomoney.

No início do mês a Amazon, de Jeff Bezos, estabeleceu o dia 2 de janeiro de 2025 como início da jornada de trabalho integralmente presencial, seguindo a tendência do mercado internacional.

A posição da companhia norte-americana é a mesma de diversas outras grandes empresas pelo mundo, entre elas: UPS, Boeing, J.P. Morgan, Goldman Sachs, Google, Tesla, X e Disney, que já acabaram com o home office, como modelo de trabalho.  

O home office integral ou híbrido foi uma resposta considerada por muitos como necessária diante da paralização global gerada pela pandemia de Covid-19, que esvaziou empresas, além das ruas, no mundo todo. Mas esse tempo acabou, por força da medicina e de todo um esforço de vacinação da população.

Após ter adotado a jornada híbrida de trabalho para debelar o caos gerado pela pandemia, a gigante da diversão Disney, com o retorno de Bob Iger ao posto de CEO, no início de 2023, determinou a redução do modelo de trabalho e a pedido de Iger, os funcionários voltaram a trabalhar nos escritórios quatro dias da semana.

A J.P. Morgan e Goldman Sachs já haviam tomado a mesma decisão bem antes da Disney. Em 2021, os bancos determinaram que os seus funcionários voltassem a trabalhar cinco dias por semana nos seus respectivos escritórios.

Apesar de muitos funcionários se operem ao retorno aos escritórios para evitar o trânsito, ou transtornos semelhantes, o “novo normal” não vingou. Os empresários querem ter o controle sobre as atividades solicitadas aos funcionários e que carga de trabalho seja rigorosamente cumprida, sem fugas no meio do expediente.

A Dell Tecnologies, portanto, está alinhada com as práticas de mercado globais, que exigem uma dinamização maior da economia, até mesmo para compensar os prejuízos estratosféricas gerados pelas determinações de lockdowns mundo a fora, que, simplesmente, riscaram do mapa cadeias produtivas inteiras. Controlada a epidemia não faz mais o menor sentido manter funcionários longe dos comandos, isolados e sem o devido desenvolvimento das habilidades laborais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dell determina volta de trabalhadores aos escritórios 5 dias por semana

2 COMENTÁRIOS

  1. Saga do Diário do Rio contra o home office. Episódio 395.

    Vão desconverter os prédios comerciais do Centro em prédios que hoje são residenciais?

    Vão melhorar o transporte e o trânsito?

    A comida vai ficar boa e em um preço justo por conta da alta demanda?

    As empresas vão se esforçar mais para fazer do escritório um ambiente mais confortável do que a casa delas e as relações nos escritórios com menos abusos e menos tóxicos?

    Não?…Então a “tendência mundial” vai ser outra após esse retorno forçado.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui