O primeiro final de semana da 5ª fase de flexibilização das medidas restitivas no Rio de Janeiro foi de desrespeito às recomendações. Neste domingo (02/08), banhistas, a partir de agora autorizados a retomar o banho de mar, não seguiram a determinação que impede a permanência na faixa de areia e utilizaram o local para pegar sol. Além disso, houve pessoas praticando esportes e/ou andando de bicicleta sem a utilização de máscaras de proteção.
Na Zona Sul, por exemplo, tanto em Copacabana quanto na Praia Vermelha, na Urca, era possível ver pessoas paradas na areia e em pequenos grupos sem máscaras. Vale ressaltar que não havia fiscalização.
Entre as principais novidades trazidas pela Fase 5 da flexibilização, iniciada neste sábado (01/08), estão a autorização para o banho de mar convencional – antes só era permitido praticar esportes aquáticos – e a liberação do trabalho de vendedores ambulantes das 07h às 18h nas praias e logradouros, mas sem o aluguel de cadeiras e barracas e venda de bebidas alcoólicas.
Vale lembrar que, em relação à permanência na faixa de areia, a Prefeitura do Rio disse estar estudando a criação de um aplicativo para permitir que banhistas reservem antecipadamente um espaço no local, liberando, assim, sua utilização. A novidade, no entanto, ainda não está confirmada e tampouco tem data para que comece a valer.
[…] cariocas, por exemplo, sabe-se que no domingo (02/08) banhistas, liberados para tomar banho de mar, utilizaram a faixa de areia para descansar ou pegar sol, o que continua proibido. Além disso, havia ciclistas e praticantes de outros esportes sem máscaras de […]
São os covidiotas