Duas cafeterias para você conhecer no Centro do Rio: Coffee Five e Velha Havana

Quem estiver pelo Centro do Rio de Janeiro precisa conhecer estas duas casas: o Coffee Five, o melhor café do Rio, e a elegante Velha Havana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Hoje é 14/04, Dia do Café, e o Rio de Janeiro tem um dos cafés mais bonitos do mundo, o Plage Café, no Jardim Botânico. Mas e quando você está no Centro do Rio? Não faltam bons cafés na região, o que vale praticamente a criação de uma revista apenas sobre o assunto. Mas não vamos nos estender muito, vou dar a dica de apenas 2 para que você conheça.

Coffee Five

Coffee Five Duas cafeterias para você conhecer no Centro do Rio: Coffee Five e Velha Havana

O que falar do Coffee Five que já não foi dito? Bem, como você não me deve conhecer pessoalmente, muita coisa. É um quiosque no belo edifício da Sul América Seguros, na Rua da Quitanda, que a primeira vista você não daria nada. Só que hoje os melhores baristas da cidade saem dali, é quase uma escola de formação, um SESC do café carioca.

Há uma paixão pela cafeína, pelo grão do café, que duvido que encontre em outro lugar da cidade. Já fiz uma crítica sobre eles, e continuo achando o melhor café do Rio. São cuidadosos em cada detalhe, explicam sobre o grão que estão servindo e qual é a melhor forma para tomá-lo. Como sou um fã do espresso, dificilmente sigo o que me indicam, mas para quem ama um bom café, vale escutar o especialista.

Não é um local para se comer, apesar de terem melhorado, e muito, o cardápio nos últimos anos. Mas é um café ao estilo antigo, para saborear e bater um bom papo.

Advertisement

Serviço
Coffee Five
Rua da Quitanda, 86, quiosque 1, Centro, Rio de Janeiro
De segunda a sexta, 9h30 às 18h

Paco do Ouvidor Duas cafeterias para você conhecer no Centro do Rio: Coffee Five e Velha Havana
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Velha Havana

WhatsApp Image 2023 04 01 at 12.00.14 Duas cafeterias para você conhecer no Centro do Rio: Coffee Five e Velha Havana

Esse você ainda não conhece, mas há de conhecer muito, ali próximo à Praça Mauá. Com uma pegada mais elegante, o Velha Havana mistura um bistrot, café e tabacaria. No primeiro andar funciona seu restaurante, no segundo a tabacaria, mas que recebe a todos democraticamente. Como um fã de charutos fui lá recentemente, e não tinha como ser diferente, foi paixão a primeira vista.

Com poltronas de couro, mesas baixas e um belo humidor, o Velha Havana é convidativo para se passar horas relaxando, conversando e apreciando um bom espresso. E mais que isso, como desisti de ter carro, pude tomar um bom negroni com café, feito de forma caprichada e que combinou com um charuto nicaraguense que estava fumando. Foram 3 horas que passei ali, um período entre reuniões… gostaria que fossem cinco.

Não gosta de charutos? Sem problemas, a casa ainda não está com cardápio completo, mas você pode tomar seu café, enquanto conversa com seu amigo em um local único no Centro do Rio, onde você se sente chiquérrimo, ao preço de um carioquinha. A visita se torna obrigatória a todos, ao menos uma vez.

Serviço
Velha Havana Cafeteria
Rua Conselheiro Saraiva, 25, Praça Mauá
De segunda a sexta, 8h às 21h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Duas cafeterias para você conhecer no Centro do Rio: Coffee Five e Velha Havana
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui