O histórico Edifício Touring, localizado na Praça Mauá, será a grande base de operações para a primeira-dama Janja e a equipe do Festival Aliança Global durante o G20 Social. O festival, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de novembro, promete transformar a Praça Mauá em um grande palco de shows gratuitos, reunindo grandes nomes da MPB.
O DIÁRIO DO RIO noticiou na semana passada que entre os artistas que se apresentarão no Aliança Global, estão Zeca Pagodinho, Ney Matogrosso, Diogo Nogueira, Seu Jorge, Daniela Mercury e Maria Rita. Segundo rumores, a curadoria dos artistas teve a participação direta de Janja, que ajudou na escolha dos nomes, o que levou o evento a ser apelidado de “Janjapalooza” nos bastidores.
Inaugurado em 1926, o Edifício Touring é um marco do estilo art déco e serviu como sede do Touring Club do Brasil. Atualmente, o prédio é também uma das principais entradas para os armazéns do Pier Mauá, principalmente durante eventos realizados no local, como o Blockchain e o Rio Innovation Week. Durante o Festival Aliança Global, toda a base de produção do show será localizada dentro do edifício, cujas obras para a instalação de restaurantes do grupo Belmonte foram paralisadas. O grupo deve ocupar o prédio até o ano que vem.
O Festival Aliança Global faz parte de um pacote de eventos nos quais a Prefeitura do Rio está investindo R$ 15 milhões. Além do festival, o investimento cobre o G20 Social, que ocupará todo o Boulevard Olímpico com atividades abertas ao público, algo inédito na história dos encontros do G20. A expectativa é que as atrações atraiam cerca de 40 mil pessoas por dia à Região Portuária do Rio.