35.8 C
Rio de Janeiro
sexta-feira - 20/12/2024

Assine grátis nossa Newsletter

Captcha obrigatório

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Home Geral Em quem votar para vereador do Rio de Janeiro em 2020?

Em quem votar para vereador do Rio de Janeiro em 2020?

35
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Em quem votar para vereador do Rio de Janeiro em 2020?
Foto: Rodrigo Soldon

O DIÁRIO DO RIO, desde sua fundação em 2007, sempre fez questão de fazer uma lista de vereadores nos quais aconselha o voto. Desta vez, faremos uma lista com candidatos que recomendamos, das mais diversas correntes políticas e que defendem pautas importantes da nossa cidade.

Em 2020 fizemos mais de 30 entrevistas com os candidatos a vereador e você pode assisti-las no nosso YouTube ou aqui nesta matéria. Mas, dentre eles, selecionamos alguns que podem fazer a diferença na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. E desta vez, dividimos os recomendados: pelos mais experientes, cuja presença na Câmara se faz necessária, pelos que defendem pautas específicas para regiões da cidade e pelos que dominam certas pautas de importância inegável para o município.

A lista completa dos candidatos a vereador do Rio de Janeiro em 2020 pode ser vista no link.

Experientes

Sem dúvida a Câmara precisa de renovação, mas os nomes experientes, que conheçam o trabalho, são extremamente necessários. E não precisa ser alguém com muitos mandatos, mas sim com experiência e respeito de seus pares. Num legislativo, é importante dominar e conhecer o regimento da câmara.

Cesar Maia – 25.500

Cesar Maia, ex-prefeito do Rio está tentando o seu 3º mandato como vereador, foi 3 vezes prefeito do Rio, deputado constituinte, secretário de Fazenda e professor de economia.

É um dos melhores quadros políticos da Câmara e sua presença é extremamente necessária para servir de norte para a maioria dos vereadores. Se fosse para escolher pelo currículo, seria contratado na hora.

Chico Alencar – 50.500

Professor, vereador do Rio, deputado estadual, deputado federal, fundador do PSOL. Sempre respeitado tanto pela direita, quanto pela esquerda, ele ia se aposentar da política. Mas viu necessidade de representar o Rio novamente.

Se Cesar Maia pode ser o norte pelo Centro, Chico fica como o da esquerda. Seria uma Câmara de qualidade como nunca antes vimos.

Laura Carneiro – 25.001

Advogada, 3 vezes vereadora, 4 vezes deputada federal, filha do grande senador Nelson Carneiro. Ou seja a política corre em seu sangue, ajudando o pai desde a adolescência. Hoje tenta novamente a vereança, e seu nome na Câmara de Vereador sem dúvida iria aumentar, e muito, a qualidade dos vereadores. Um nome técnico e sempre muito combativa e atuante.

Sem contar que sua experiência, de mulher na política desde jovem, pode ajudar e muito às novas vereadoras da Câmara e defender a pauta feminina no Rio de Janeiro.

Liberal – Pedro Duarte (30.300)

Pedro Duarte é candidato pelo NOVO e com apenas 29 anos já tem um currículo de luta política pelo liberalismo. Foi presidente do DCE da PUC e é conhecido por suas declarações a favor de um mercado livre, com propostas como liberação do Uber, fomentos a cervejarias artesanais, desburocratização e diminuição dos benefícios que os vereadores tem.

Nos últimos anos assessorou o então deputado federal Otávio Leite (PSDB) e nos últimos 2 anos o deputado estadual Alexandre Freitas (NOVO). Não falta nele conhecimento de política para representar bem o liberalismo carioca na Câmara.

Conservador – Dr. Rogério Amorim (17.777)

Rogério Amorim é irmão do deputado estadual Rodrigo Amorim, mas isso é o menos importante é seu currículo. Ele é médico Neurocirurgião, professor da UNIRIO, chefe da Clínica Neurocirúrgica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e tijucano.

Além de defender a pauta da saúde, que conhece a fundo pelo seu currículo, Dr. Amorim pretende também defender de forma coerente as pautas conservadoras na Câmara dos Vereadores.

Progressista – A Liga (40.000)

Formada por 7 ativistas sociais envolvidos em causas complementares como educação, cultura, direitos, urbanismo e sustentabilidade, a Liga vem com a ideia de uma candidatura coletiva.

Pedro Gerolimich (Pedro do Livro) é o candidato oficial da Liga, é ele quem aparece na urna. Filiado ao PSB, é militante na área da cultura e da democratização da leitura. Atuou como Superintendente de Leitura e Conhecimento na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e criou os projetos Livro de Rua e Histórias por Telefone.

Subúrbios – Vitor Almeida, o Suburbano da Depressão (12.021)

Vitor Almeida é mais conhecido por sua página de humor no Facebook, a Suburbano da Depressão. Mas não ache que apenas isso que o inspira por lutar pelos subúrbios. Ele é historiador e escritor, e a especialidade é realmente sobre os subúrbio sdo Rio de Janeiro.

Ele gosta de dizer que os subúrbios tem os bairros que mais geram tributos comerciais e de serviços e não tem este retorno. Inclusive, sua campanha tem vários projetos para diversas regiões que compõe os subúrbios do Rio de Janeiro.

Barra, Recreio e Jacarepaguá – Carlo Caiado (25.622)

39 anos e já ocupando seu 4º como vereador do Rio de Janeiro, tendo sido eleito a primeira vez com 22 anos, em 2016 foi escolhido como um dos 7 jovens líderes políticos do Brasil, e já propôs mais de 280 leis. Começou sua vida política como administrador do Recreio ainda com 20 anos.

Apesar de tão jovem na época, era raro não encontrar ele ou um assessor seu em uma das várias reuniões das Associações de bairro da Barra, Recreio ou Jacarepaguá. Lutou por Segurança Presente na Praça do Ó, e já ganhou homenagens pela defesa do programa.

Centro do Rio – Pablo Mello (10.000)

Pablo Mello é enfermeiro obstetra, sanitarista e especialista em Saúde Pública e Saúde da Família. Mas em sua carreira política se tornou mais conhecido por ter sido Superintendente do Centro, onde, apesar de vários problemas alheios a ele, conseguiu fazer um bom trabalho lutando pela região. Fez um excelente trabalho na região do Caju, à frente dos postos de saúde e do atendimento das necessidades daquela comunidade.

Talvez a região Central da cidade nunca tenha tido um representante decente na Câmara dos Vereadores, e para quem mora na região Pablo Mello pode ser uma excelente escolha.

Zona Sul – George Neder (30.000)

Outra região com falta de representatividade na Câmara, por incrível que pareça, é a Zona Sul do Rio. George Neder é formado em Engenharia Civil (UFRJ), em Direito (PUC-Rio) e pós-graduado em Administração (IAE-França). Empreendedor há 16 anos. Criador do Projeto Dom Hélder Câmara/PUC-Rio e vice-presidente da AABB-Rio. Para a política, formado no RenovaBR e Líder do Livres.

Além de cria do Flamengo e de Copacabana, é morador do Leblon. Católico, fez várias ações pelos moradores mais carentes da Zona Sul, destaque para o trabalho há 15 anos com a Cruzada de São Sebastião, Parque da Cidade e Flamengo.

Esporte – Léo Pinto (14017)

Leo Pinto é um jovem candidato a vereador do Rio de Janeiro com experiência no setor público. É morador da Zona Sul, e tem uma forte ligação com a cidade. Foi representante da Secretaria Especial de Turismo nas reuniões do Comitê da Orla Rio, tendo sido um dos responsáveis pelo recadastramento dos equipamentos esportivos nas praias de Ipanema e Leblon. 

Atleta, o candidato é um grande incentivador do esporte aliado a educação. Leo Pinto tem como compromisso o ensino integral em todas as escolas da cidade, com treinamento esportivo, atividades culturais e assistência psicológica.

Ordem Urbana – Roberto Motta (20.300)

Engenheiro Civil, empreendedor, ex-consultor do Banco Mundial, ex- Secretário Executivo do Conselho de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, Roberto Motta é defensor de pautas de Ordem Urbana e Ordem Pública na Cidade do Rio de Janeiro.

Entre elas, várias na área de segurança: medidas mais fortes contra a proliferação de moradores de rua, comércio informal e defende o armamento da Guarda Municipal e seu uso como polícia. Conservador, e autor de livros sobre o tema, promete fiscalização permanente da prefeitura e marcação cerrada em prol da ordem pública.

Educação – Tarcísio Motta (50.123)

Tentando seu 2º mandato, Tarcísio Motta foi um dos vereadores mais votados do Rio de Janeiro em 2016. É de Petrópolis e fez carreira na militância política na Pastoral da Juventude. Se formou em História pela UFF, e foi professor em Duque de Caxias, foi diretor do Núcleo Duque de Caxias do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), e posteriormente veio a ser diretor estadual do sindicato, entre 2006 e 2012. Chegou a ser professor da rede privada e professor substituto da UFF. Posteriormente, virou professor concursado do Colégio Pedro II. 

Seu perfil não é unicamente para a educação, já que foi um dos vereadores mais atuantes na atual legislatura. Mas, sem dúvida, seu conhecimento e luta pela educação é uma das mais importantes em seu trabalho como vereador.

Economia Criativa e Turismo- Ruan Lira (20.222)

Nascido no Méier, 32 anos, formado em Relações Internacionais na PUC, trabalhou na IBM, Petrobras, Vale, Ruan Lira foi coordenador comercial da Rio 2016, foi Secretário Estadual de Cultura e Subsecretário Estadual de Grandes Eventos. É um dos maiores especialistas em turismo e grandes eventos entre os candidatos a vereador.

Entre suas propostas como vereador, Ruan Lira tem grande parte virada para a Economia Criativa e o Turismo. De acordo com ele, é hora de conseguir mais emprego e renda através das vocações principais do Rio, e com isso incluir projetos para diminuir a burocracia nos setores chaves da cidade. É um defensor da simplificação e da desburocratização da prefeitura.

Empreendedorismo & Desenvolvimento Econômico – Pedro Rafael (55.521)

Pedro Rafael tem 28 anos e é o Diretor eleito mais jovem na história da Associação Comercial do Rio de Janeiro, sendo eleito aos 22 e já reeleito por duas vezes. Já teve diversas iniciativas empreendedoras, tanto no meio empresarial quanto no meio acadêmico e estudantil. Hoje atua na área da comunicação.

Por saber das dificuldades e ver cada vez mais pessoas irem empreender fora do Rio de Janeiro, vem lutando por menos burocracia e por gerar uma cidade com mais oportunidades, fazendo dela um lugar melhor.

Defesa dos Animais – Vinicius Cordeiro (70.111)

Advogado, professor, ex-presidente do America, ex-subsecretário da Promoção e Defesa Animal na gestão Eduardo Paes, Vinicius Cordeiro não é só um candidato ligado à causa animal, ele é alguém que entende como pouco a política carioca.

Sua defesa dos animais não é quando passou a ser moda, e já vem de décadas. E mais do que vocalizar esta pauta, Cordeiro tem a capacidade fazê-la ser a principal na Câmara dos Vereadores na próxima legislatura. É também especialista em direito eleitoral e um grande conhecedor dos processos e procedimentos de uma câmara legislativa.

Saúde – Paulo Pinheiro (50.111)

61 anos, médico ex-diretor do Hospital Miguel Couto foi deputado estadual por 5 mandatos, e tenta seu 5º mandato como vereador. Ele é conhecido por pautas em defesa da Saúde.

Não foram poucas as vezes que Pinheiro usou o parlamento para defender o SUS, e evitar os malfeitos tanto do governo estadual e municipal na área da saúde.

Saúde – Dr. João Ricardo (20.999)

Se defende a Saúde, mas prefere um candidato sem ser de esquerda, a escolha pode cair sobre o Dr. João Ricardo, que ccmeçou sua história na vida pública no Hospital Miguel Couto, onde é servidor público. Sua atuação médica em países como Ruanda e Angola, como Médico Sem Fronteiras, lhe deu uma visão bastante ampla de como fazer um atendimento básico de saúde. Atuou inclusive durante as guerras nos dois países. Voluntário no Líbano, após a explosão que deixou tantos desabrigados, o vereador é o autor da lei que garante o exame pré-nupcial na rede pública e também da lei que regulamentou as Casas de Convivência e Lazer para Idosos.

Além da saúde, o experiente vereador, que está buscando um terceiro mandato, teve importante atuação na luta pelos direitos dos animais, com destaque para a lei que extinguiu as charretes em Paquetá e substituiu as mesmas por carrinhos elétricos.

Cultura e social – Tainá de Paula (13.777)

Tainá de Paula é arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas, especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Meste em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou em diversos projetos de urbanização e habitação popular, realizando assistência técnica para movimentos de luta pela moradia como União de Moradia Popular (UMP) e Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST).

Além de tudo isso (e muito mais), Tainá é bastante ligada às pautas culturais. Não à toa recebeu o apio de ninguém menos que Luiz Antonio Simas, um dos maiores conhecedores da cultura carioca.

Meio Ambiente (Sérgio Ricardo – 50.234)

Ecologista, Gestor Ambiental e Produtor Cultural, Sérgio Ricardo Verde Potiguara é membro-fundador do Movimento Baía Viva e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. De ancestralidade indígena Potiguara, é membro licenciado pelo GRUMIN do Conselho Estadual de Direitos Indígenas (CEDIND-RJ) no período 2018-2020.

Morador da Ilha do Governador, Sérgio é um dos principais ativistas da luta pela despoluição da Baía de Guanabara, além de ser um defensor ferrenho das florestas do Rio de Janeiro e das árvores em áreas urbanas.   

Mobilidade Urbana & Saneamento – Alexandre Arraes (19.000)

Alexandre Arraes, médico e gestor público, aprovou a lei que inclui a Semana do Pedestre (de 26 a 30 de setembro) no calendário oficial da cidade e é autor do Estatuto do Pedestre, projeto de lei que estabelece os direitos e deveres dos pedestres, a fim de garantir a caminhabilidade, acessibilidade e valorizar o pedestre no planejamento da mobilidade urbana.

Ele tem outros projetos, óbvio, mas um dos poucos que tem a mobilidade como uma de suas prioridades, entre elas aprovação de um estatuto do pedestre, criação de um índice de qualidade das calçadas, notificação compulsória de vítimas de acidentes em calçadas, padronização das calçadas por região e por aí vai.

Arraes também é um defensor da revitalização do Centro do Rio e do desenvolvimento de políticas que possam trazer mais moradores para a região central. É também um dos candidatos cuja plataforma dá mais atenção à pauta do saneamento básico, que é sem dúvida um dos problemas mais preocupantes da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em quem votar para vereador do Rio de Janeiro em 2020?

35 COMENTÁRIOS

  1. Como podem ver , a mídia e os jornalistas esquerdistas . querem nos empurrar a corja deles por nossas goela a dentro. que democracia é essa que você é obrigado a ir votar em época de pandemia ? seria melhor que os futuros Governantes , e criadores de leis. nos dessem o direito de sair de casa para votar com liberdade de escolha.

  2. Com tantos candidatos e tantos partidos é simplesmente questionavel porquê tantos do PSOL… e o clamor por “renovação”??? Esses mesmos como Chico Alencar estão a muitos mandatos aí, atrasando o Rio. Poderiam ter sido mais diversificados. Parabéns de todo modo pela iniciativa!!

  3. Algum vereador poderia adotar projetos para conservar as calcadas/PISOS da cidade. Muito esburacadas, causando acidentes com torção , buracos acumulando agua suja vala negra e lixo proliferando insetos e possiveis danos a saúde de pessoas.ex a eua sao francisco xavier

  4. Muito feliz em não ver o asno do Carlos Bolsonaro nessa lista. O carioca tem O poder de eleger bons políticos. Se viver falando de Deus sai fora. O péssimo exemplo de misturar igreja e política é o atual prefeito que quase afundou a cidade maravilhosa.
    #forabolsonaro

  5. Vamos renovar, quem conhece ele vota, tem trabalhado pela Cidade mesmo sem estar diretamente na política ? CARLOS AUGUSTO DA CIDADE ; 25255 ?

  6. Vamos renovar, quem conhece o trabalho dele vota 25255, Carlos Augusto da Cidade, uma cara nova que já fez muito pela Cidade, vale conferir ?

  7. Faltou a CAPITÃ CLOROQUINA 70.222. Ela é honesta, ativista da causa animal, pelos Idosos e crianças. Esta lista ora apresentada por vocês, é muito específica! Deveriam abrir o leque e dar oportunidade para os igualmente tão bons, porém que jamais ingressaram na vida pública. Vamos oxigenar estes gabinetes e dar chance ao novo.

  8. Faltou a CAPITÃ CLOROQUINA 70.222. Ela é honesta, ativista da causa animal, pelos Idosos e crianças. Esta lista ora apresentada por vocês, é muito específica! Deveriam abrir o leque e dar oportunidade para os igualmente tão bons, porém que jamais ingressaram na vida pública.

  9. E o João Pedro Rocha 40382 nessa lista, cadê?!

    João Pedro Rocha é originário da zona oeste, cria do ensino público, formado em Gestão Pública (UFRJ), mestre em engenharia urbana (UFRJ), agricultor urbano e ativista climático. Possui oito anos de experiência profissional com políticas públicas e a experiência de uma vida dentro do transporte público.

    Sua candidatura é fruto da indignação com o modelo de cidade que temos produzido. Uma cidade inacessível, injusta e que a cada dia destrói a possibilidade de futuro do carioca. Suas bandeiras de luta pela mobilidade e sustentabilidade estão consolidadas em sua experiência de vida pessoal e profissional. Ele traz a energia da juventude, a experiência com políticas públicas e o olhar da zona oeste para cultivar um novo Rio, mais justo, participativo e resiliente.

    Eu tô #juntocomjoao 40382!!!

  10. Conheci o Alexandre Arraes, como suplente e atuante junto à Superintendência da Barra, para a resolução de várias demandas na Barra da Tijuca e adjacências.
    Sério, comprometido e interessado por um Rio de Janeiro melhor!
    O Rio tem pressa!

    Alexandre Arraes 19.000!

  11. O meu candidato Alexandre Arraes 19000, é super bem preparado, conhece os problemas da cidade do Rio de Janeiro, vem trabalhando por um Rio melhor, ama a cidade, importante saber: é ficha limpa!
    Vejam as Lives dele no YouTube e Instagram, para entender o que estou expondo, então verão o que é um excelente candidato, o qual não podemos perder.
    O Rio tem pressa e tem jeito! Mas tem que ser agora nas urnas!

  12. Temos a opção também do Candidato a Vereador pelo partido PL – Luciano Medeiros n° 22.181, ele se apresenta com 22 propostas inovadoras para o Município do RJ.

    Visitem a página de Luciano.Medeirosg no Facebook e Instagram.

    “A Mudança será construída com novas ideias, atitudes e um candidato novo.”

  13. Senti falta de:
    Representação feminina
    Representação negra
    A Liga cobre os dois e tem meu voto, mas o Antiracismo e mais mulheres na política deveriam ter mais candidatas.

  14. Faltou um legítimo representante da indústria do samba… São milhões que entram no município durante o carnaval… Cultura, arte e qualificação são as plataformas de QUINHO DO SALGUEIRO – 70.123. Que lindooooo !

  15. Senti falta do Dr. Marcos Paulo 50.505, como defensor da causa animal. Apesar de ter assumido a vereância em 2019 pois estava como suplente conseguiu fazer muito pela pauta como a volta da vacina gratuita contra a raiva e tem feito cobranças rigorosas a prefeitura no que diz respeito a causa animal como o zoológico e o castramóvel que hoje é mais um projeto para inglês ver. Volta e meia ele tem que vir aqui no atendimento popular da clinica veterinaria da Mangueira para poder garantir seu funcionamento. É um super candidato que vale muito a pena conhecer mais e reeleger. Será meu voto certo!

  16. Cesar Maia e Chico Alencar

    Certamente nomes (independente do viés ideológico) sérios.

    Os cariocas tem que parar de eleger miliciano e pastor evangélico.

    Que sejamos mais SÓBRIOS nas escolhas!

    • Nomes serios é maconheiro e guerrilheiro que implantava bombas e acusavam terrorismo?!
      Não obrigado, tenho bem menos medo de um pastor que esses mamadores publicos profissionais!

  17. Cesar Maia já deu o que tinha que dar, acho que também ninguém merece ter um Tarcísio Motta na Câmara envolvido sempre na derrubada dos prefeitos para dar ascenção e visibilidade ao partido dele.

    • Prefiro qualquer deles do que miliciano ou pastor, ex- jogador de futebol, cantor ou nadador…
      Francamente, veja o que o povo fluminense fez elegendo Senadores que nada fazem pelo Estado, nem Deputados, e Vereadores, quais serão os feitos quando cada um daqueles citados foram/são eleitos(???)

  18. Excelente lista. Nomes sóbrios em todos os espectros políticos. Mesmo no campo conservador, são nomes de respeito. Mesmo que eu não concorde com eles. No campo progressista, excelentes nomes de peso. Parabéns pela matéria.

  19. Muito bom ver a lista. George Neder é um cidadão que, há muitos anos, já faz um trabalho incrível. Precisamos de gente nova, ética e com disposição para o trabalho que, sabemos, não será nada fácil. Sabemos que é urgente que renovemos quase a totalidade da Câmara. Vai ganhar o meu voto, com certeza!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui