Creio que todos os cariocas assistiram aos vídeos dos arrastões pela cidade do Rio neste fim de semana. E não ache que é novidade, é cada vez mais frequente a notícia de que temos mais e mais assaltos, quinta-feira foi a vez do meu sobrinho, na Barra, seu primeiro assalto aos 16 anos. Enquanto isso o cariocas não veem um policial na rua.
Mas cadê a polícia, nos perguntamos? Bem, ontem tivemos 10 (DEZ) blitz da Lei Seca em nosso estado, veja o resumo de ontem retirada do site do pessoal do Lei Seca RJ
E, convenhamos, hoje essa blitz não são mais para pegar as pessoas alcoolizadas, ainda há aqueles que cometem a estupidez de beber e dirigir, mas o objetivo é apenas pegar IPVA e multas atrasadas e olhe lá. Talvez se um destes policiais estivesse policiando a rua…
Enquanto isso um evento privado como o Rock in Rio também conta com dezenas de policiais e guardas municipais no entorno, além de nos bloqueios que impedem os carros de passarem. Talvez se um destes policiais estivesse policiando a rua…
E tem os policiais na UPP, que se mostrou um fracasso a não solucionar nem o problema da venda de drogas, nem da criminalidade do lado de fora. Talvez se um destes policiais estivesse policiando a rua…
A verdade é que o governo Pezão (PMDB) se mostra um fracasso em segurança. Um fracasso total, além dos arrastões temos situações de batalhas em comunidades cariocas. E ao que parece nada é feito.
Arrastão não é um problema novo, tem décadas, e o problema persiste. Mais me parece incompetência de nossos governantes em uma estratégia séria de segurança e não vejo solução no horizonte. E olha que falta menos de um ano para os Jogos olímpicos.