As escolas do Rio de Janeiro poderão ter, em breve, ensino de Educação Ambiental como tema na grade curricular. É o que prevê o projeto de lei 3632/2021, do deputado Sérgio Fernandes (PDT), aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (25/05). A medida segue para o governador Cláudio Castro (PSC), que tem 15 dias para sancioná-la ou vetá-la.
O texto estabelece que a Educação Ambiental poderá ser desenvolvida de forma multidisciplinar e interdisciplinar nas escolas públicas e privadas, respeitando a autonomia pedagógica de cada unidade. Para o autor, o ensino sobre consciência ambiental faz parte da função do Estado de promover o desenvolvimento sustentável.
“É um ganho para toda a sociedade e para futuras gerações dar oportunidade de crianças e jovens terem, desde cedo, conhecimento sobre o meio ambiente. É através da informação que vamos conseguir preservar nosso ecossistema para que possamos viver com mais saúde e muito verde. Tenho certeza que nossos estudantes vão replicar o conhecimento e influenciar seus familiares”, afirmou Sérgio Fernandes.
O texto também autoriza o Poder Executivo a realizar campanhas educativas com temas relacionados ao meio ambiente.
Pooowwww!. E ainda não tinha não? Que atraso, então para o Estado do Rio. A Capital já foi sede do maior encontro ambiental do Mundo, ha quase 30 anos, a Rio 92, e somente agora vamos tratar de tema tão importantes em nossas escolas. Isso é atraso!!! Estamos nos século XXI já há mais de uma década.