O Instituto Rio21 está desenvolvendo uma série de análises dos dados divulgados pelo MEC e Inep sobre o Censo Escolar 2022. Os dados foram coletados no próprio site do Inep, disponíveis no link. Já foi publicada uma matéria sobre o assunto, em que foi realizado um mapeamento do perfil dos alunos das escolas cariocas. Agora, trazemos algumas informações sobre a estrutura das escolas.
O incentivo à leitura e à prática de esportes são dois importantes aspectos que devem estar integrados ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A leitura, além de desenvolver a linguagem nos estudantes, também desperta nos alunos o interesse pela cultura de forma geral. O esporte, por sua vez, é importante não só pela saúde, mas também pela integração do aluno com os colegas e com o ambiente escolar.
Para que esses incentivos ocorram de forma plena, é importante que as escolas tenham espaços destinados a essas atividades, como bibliotecas/salas de leitura e quadras esportivas, por exemplo.
As escolas privadas são as que, percentualmente, menos apresentam bibliotecas ou salas de leitura. Comparativamente, o número de escolas federais na cidade é bem menor, mas todas são equipadas com bibliotecas e/ou salas de leituras:
Um padrão semelhante ocorre no caso das quadras esportivas: 92% das escolas federais cariocas e 80% das escolas estaduais cariocas as possuem. Já no caso das escolas municipais e privadas da cidade, praticamente só metade possuem quadras esportivas:
Naturalmente, é possível que os estudantes pratiquem esportes em outros espaços, como piscinas, por exemplo. No entanto, como as quadras são os espaços mais convencionais, estas foram o alvo de análise.
O Censo Escolar é uma importante ferramenta utilizada para orientar políticas públicas e melhorar a qualidade de ensino em todos os níveis: municipal, estadual, federal e também nas escolas privadas. A partir desses dados, o poder público e a iniciativa privada podem avaliar quais pontos devem ser melhorados e determinar quais são os meios mais eficazes para se alcançar uma educação de alto nível no país.
E ainda há os que defendem fervorosamente a privatização do mundo. Difícil saber se são maldosos ou intelectualmente incapacitados. Desconfio que sejam ambos.
e é vdd mesmo estudei em colegio federal e tinha duas bibliotecas uma enorme e outra menor sempre com lançamentos de livros..
vdd mesmo na escola da minha sobrinha pensei q tivesse biblioteca, mas mal tem espaço na escola para salas de aula… leitura é extremamente importante para as classes iniciais…