Espigão residencial pode ser erguido no Buraco do Lume, no Centro do Rio

O terreno mais polêmico da cidade fica entre o Terminal Menezes Côrtes e a Praça Mario Lago, e opõe forças políticas, arquitetos e historiadores à construção de projeto privado por seu legítimo proprietário

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Domingos Peixoto - Agência O GLOBO

O Buraco do Lume, no Centro do Rio de Janeiro, é conhecido por ser palco de inúmeras manifestações, sendo elas greves, atos ou trabalhos culturais. O terreno quase de 3.000m2 foi vendido pelo banco Bradesco a empresários, e fica bem ao lado da Praça Mário Lago (ex-Melvin Jones), o quintal da Assembléia Legislativa, que ali tem sua nova sede.

Contudo, a empresa Sal Participação e Administração de Bens pretende mudar a utilização do terreno – que é um polígono destacado da praça propriamente dita, quase ao lado do Menezes Côrtes – transformar a parte da região em uma área residencial, já que mira a construção de um imenso prédio com mais de 20 andares e cerca de 550 apartamentos compactos de 40 a 60 metros quadrados.

O terreno se origina do desmonte do Morro do Castelo. Destacado da praça pelo extinto Banco estatal do Estado da Guanabara, foi vendido a uma construtora que faliu no meio da construção de uma torre comercial. O imbróglio demorou tanto a ser resolvido que o governo tapou o canteiro de obras e anexou-o – de forma informal – à praça. Por fim acabou nas mãos do Bradesco, que vendeu-o aos atuais donos. Neste ínterim, foi tombado e teve seu potencial construtivo aniquilado. Segundo especialistas consultados pelo DIÁRIO, o terreno sofreu uma ”desapropriação informal”, e o correto teria sido indenizar seus donos.

O arquiteto Fernando Costa, da Cité Arquitetura, responsável por desenvolver o novo projeto para o terrenaço afirma que a proposta estaria dentro da legislação do Reviver Centro e que o prédio seria mais uma construção a trazer movimento para o Centro do Rio, um residencial na sua região mais nobre.

Advertisement

“O projeto vai ajudar nessa nova fase que propõe mais moradias no Centro. A Praça Mário Lago será preservada e valorizada, inclusive com o condomínio assumindo a manutenção. A ideia é que o prédio seja projetado em pilotis para não restringir a circulação do público. Ofereceremos serviços no térreo, como bares e espaços para exposições”, diz Costa.

Lucas Faulhaber, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), revelou, ao Extra, que o uso público da área é consagrado e seria difícil uma mudança repentina. “Se o objetivo é requalificar o centro do Rio, o que não faltam são imóveis desocupados que poderiam ser reformados”.

Fernando rebateu a afirmação de Lucas e alegou que o custo da reforma de prédios mais antigos pode não ser viável, já que é necessário um cuidado especial. Especialistas dão conta que, além do custo alto e por vezes inesperado de um retrofit, um outro grande problema é que na região os prédios são condomínios com dezenas e às vezes centenas de proprietários, e a lei exige que pelo menos 2/3 deles concordem em converter um prédio de comercial em residencial, o que é praticamente inviável.

Ele ressalta que, por conta da existência de vários bens culturais de relevância histórica no entorno, o projeto ainda pode ser obrigado a sofrer adaptações para atender órgãos de preservação como IRPH (prefeitura), Inepac (estado) e Iphan (União). Por isso, alguns itens não estão definidos — é o caso do custo de venda dos apartamentos. O arquiteto não descarta que parte das unidades seja destinada a moradias de baixa renda, alvo de incentivos fiscais do programa Reviver Centro. Isto daria mais contrapartidas aos novos proprietários do polêmico terreno, conforme a lei que rege a revitalização.

Destombamento e tombamento

No último dia de sessão na Assembleia Legislativa em 2022, os deputados estaduais destombaram uma área privada de 2.517 metros quadrados, vizinha à Praça Mário Lago, no Castelo.

O projeto é do deputado Rodrigo Amorim (PTB) e a a justificativa é de que o objetivo do destombamento do espaço seria ‘‘colaborar para a melhor utilização de espaços urbanos no Centro do Rio de Janeiro, viabilizando o aproveitamento e ocupação de terreno não-edificado, de modo a promover o desenvolvimento urbanístico e econômico da região próxima a esta Casa Legislativa, em atendimento às normativas de planejamento urbano”.

Porém, a decisão não foi afeita por alguns e o Buraco do Lume pode vir a ser tombado novamente. O arquiteto Manoel Vieira e o historiador Paulo Knauss, integrantes do Conselho Estadual de Tombamento, prepararam, na primeira semana de janeiro, um dossiê de 23 páginas encaminhado ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) contendo o pedido de tombamento do Buraco do Lume em caráter emergencial. Knauss foi também diretor do Museu Histórico Nacional.

Na justificativa do pedido, são apresentados como atributos o desenho urbano associado ao Plano Agache e o seu caráter paisagístico, assim como janela para o passado formada pelo conjunto de edificações do tempo do desmonte do Morro do Castelo.

Opiniões

O futuro do terreno envolve discussões legais que atravessam décadas, a começar pelo debate sobre a vigência de decreto do ex-prefeito Saturnino Braga que, em 1986, alterou parâmetros urbanísticos no Buraco do Lume para permitir que no local fossem construídos apenas equipamentos culturais.

O ex-secretário de Planejamento Urbano e entusiasta de primeira hora do Reviver Centro, Washington Fajardo, é a favor da preservação do espaço e contra a construção. “A área é consagrada como pública desde que surgiu após o desmonte do Morro do Castelo”.

Chicão Bulhões, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, informa que o processo foi enviado para análise do IRPH. Já Rodrigo Amorim, o deputado que propôs o destombamento, diz não ver sentido em restringir o uso de bens privados. Na Câmara Municipal, ele conta com o apoio do irmão, o vereador Rogério Amorim (PTB), e enfrenta a oposição da presidente do Comitê de Assuntos Urbanos da Casa, Tainá de Paula (PT), que deve assumir o cargo se Secretária Municipal nas próximas horas.

“Vou defender tombamento da área, seja pelo legislativo ou por iniciativa do IRPH”, avisa Tainá.

Puxadinho

Outra polêmica que cerca a região são os famosos “puxadinhos”. Em 2019, o ex-prefeito Marcelo Crivella – que ganhou o título de pior prefeito da história da cidade – aprovou uma lei sobre puxadinhos na cidade e incluiu um ‘‘jabuti’’ no texto: a revogação do decreto de 1986. A lei, de agosto de 2020, foi suspensa em novembro e depois declarada inconstitucional, mas decisão do STF deixou em aberto a possibilidade de a prefeitura prosseguir no licenciamento de projetos protocolados. A Sal deu entrada em setembro de 2020, com a lei da gestão Crivella ainda em vigor.

No ano passado, um parecer da Procuradoria Geral do Município deu novo fôlego para o licenciamento dos puxadinhos, que já acumulavam 3.810 processos pendentes. Mais uma vez, a decisão foi acompanhada de uma ressalva e projetos em que se “verifique ter havido grave violação ao direito ambiental ou urbanístico devem ser negados”.

Vale esclarecer que o terreno objeto da polêmica não é a Praça em si, e sim um terreno hoje ocupado por vegetação rasteira entre o trecho em que a rua da Quitanda encontra-se com a Graça Aranha e a praça onde está o pequeno anfiteatro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Espigão residencial pode ser erguido no Buraco do Lume, no Centro do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui