Uma “espuma” que apareceu no mar da Baía de Paraty está preocupando banhistas e autoridades. O caso ganhou repercussão no último sábado (25/01) após vídeos circularem na internet.
Segundo relatos de banhistas, quando as pessoas saem da água, o corpo fica parecendo como se estivesse com lodo.
Em vídeos publicados pela fotógrafa Marina Klink, é possível ver uma espuma branca espalhada pelo mar. Houve registros em Paraty, Ilha Grande e até em rios.
O problema chamou a atenção das autoridades. A prefeitura de Paraty informou que que tomou conhecimento do caso e que a origem do fenômeno será investigada.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) disse que a causa da espuma denunciada ainda está em processo de averiguação e que os motivos podem ser diversos, como altas temperaturas, chuvas e algas.
Leia a nota do Inea na íntegra
“O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que enviou, neste domingo (26/1), técnicos para vistoriar o transatlântico MS Marina que esta atracado no Pier Mauá, no Centro do Rio.
O objetivo foi averiguar a denúncia de resíduos próximo ao navio. Oriunda de Santos, em São Paulo, a embarcação passou por Paraty e Angra dos Reis, antes de chegar ao Rio.
No momento da fiscalização, a equipe não identificou a presença de espuma ou resíduos no entorno desse navio. O Inea também solicitou ao responsável pelo transatlântico informações sobre o registro de bordo, trajeto e gestão de resíduos referente aos últimos sete dias.
O Inea segue monitorando as denúncias recebidas, assim como todos as possíveis causas para o fenômeno”.