Desde a última terça-feira (24/3) a mostra “O Rio de Machado de Assis e Seus Melhores Poemas” está na Estação Central do MetrôRio. A exposição, que tem entrada gratuita e ficará em cartaz até o dia 30 de maio deste ano, consiste em relacionar fotos antigas (que vão de 1840 até 1910 e foram cedidas pela Biblioteca Nacional) aos poemas de Machado de Assis.
São 15 imagens que ligam a beleza feminina declamada às paisagens cariocas retratadas, ilustrando a Cidade Maravilhosa como musa inspiradora do maior escritor brasileiro de todos os tempos.
Além dos textos e fotos, ao longo da temporada serão oferecidas sete oficinas de arte-educação, abertas ao público infanto-juvenil, direcionadas a instituições sociais e educacionais.
Um passeio cultural pode ser antecipado ou encerrado com uma ida ao shopping. O Paço do Ouvidor é sempre uma boa pedida de passeios no centro. Passa no Paço!
Durante as oficinas, serão distribuídos gratuitamente entre os visitantes da mostra e participantes das atividades 220 exemplares do livro “Os Melhores Poemas de Machado de Assis”.
Outras obras do escritor, como “Dom Casmurro”, “Quincas Borba”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “O Alienista” estarão expostas na vitrine e disponíveis para empréstimo aos leitores cadastrados na Biblioteca Estação Leitura.
Serviço:
Local: Galeria de Arte e Literatura, junto a Biblioteca Estação Leitura, que funciona no mezanino da estação Central do MetrôRio
Horário: De domingo a domingo, durante o horário de funcionamento do metrô
Entrada: gratuita
[…] Maravilhosa se fundem em literatura, história e memórias, tendo a conexão entre ambos já sido tema de diversas exposições. Viajamos a um Rio de Janeiro de outrora, que, entrelinhas, nos revela muitas informações […]