A partir da segunda quinzena de outubro, o Caxias Shopping recebe a exposição “TransforMAR”, uma iniciativa voltada para a educação ambiental e conscientização social, promovida pela Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ). A exposição, que ficará em cartaz por dois meses, é uma extensão do Projeto Águas da Guanabara e tem como objetivo destacar a atuação dos pescadores artesanais que trabalham na limpeza e regeneração da Baía de Guanabara, especialmente nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, e Magé.
Em seus dois anos de atuação, o projeto já ofereceu cerca de 1.200 vagas para pescadores artesanais e retirou mais de 1.000 toneladas de resíduos sólidos da baía. “Essa exposição é uma forma de dar visibilidade a esses resultados e promover a importância dos pescadores no equilíbrio ambiental,” afirma a curadora da exposição, Dra. Jamylle Ferreira.
Destaques da exposição
A exposição contará com uma área dedicada a fotos e vídeos que mostram o impacto positivo do projeto e as dificuldades enfrentadas na recuperação da Baía de Guanabara. A mostra tem como um de seus principais objetivos divulgar os resultados do Projeto Águas da Guanabara e valorizar o papel dos pescadores artesanais.
“Somos um espaço que valoriza iniciativas transformadoras e buscamos constantemente apoiar parcerias como essa, que promove melhorias no meio ambiente,” destaca Fábio Naves, superintendente do Caxias Shopping.
Ambientes da exposição
A exposição será dividida em dois ambientes principais:
- O primeiro apresentará 40 imagens que documentam as ações do projeto, incluindo atividades de campo, saúde e educação ambiental. Também será possível conhecer espécies de peixes capturadas pelos pescadores e catalogadas em arrastos científicos.
- O segundo ambiente terá uma abordagem interativa, onde os visitantes poderão conhecer um barco de madeira utilizado na limpeza da baía. Atividades semanais prometem surpresas para o público, tornando a experiência ainda mais imersiva.
“O Projeto Águas da Guanabara busca monitorar e remover resíduos sólidos da baía, regenerar ambientes degradados e melhorar as condições de trabalho dos pescadores artesanais,” afirma Luís Cláudio, presidente da FEPERJ.
A exposição conta com o apoio de entidades como a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do RJ (SEAPPA), a FAPERJ e as prefeituras de São Gonçalo, Itaboraí e Magé.
Serviço:
- Exposição TransforMAR
- Data: Segunda quinzena de outubro, com duração de dois meses
- Local: Caxias Shopping
- Entrada: Gratuita