A Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Rua) realiza nos dias 03/09 e 04/09 o Festival Sebastiana “Meu bloco Nas Redes – 36 anos de retomada carnavalesca”, com transmissão pelo canal da associação no YouTube. Serão duas mesas de conversa sobre a retomada do carnaval depois da pandemia da Covid-19, no dia 3, às 18h e às 20h, uma live musical, com a participação de dez blocos, realizada no dia 4, às 20h, no Teatro Rival Refit e a Festa Carnaval Remix, às 21h30. As atividades estão inseridas na programação da 16ª edição do Desenrolando a Serpentina.
O Festival Sebastiana “Meu bloco Nas Redes – 36 anos de retomada carnavalesca” é um projeto patrocinado pelo edital #BlocoNasRedesRJ, do Governo do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da iniciativa #CarnavalNasRedesRJ.
Os cantores Moyseis Marques, Marina Iris e Leonardo Bessa conduzem a parte musical, enquanto a jornalista e a apresentadora Alinne Prado será a mestre de cerimônia da noite. Alinne foi, por 15 anos, a porta-bandeira do bloco Imprensa Que Eu Gamo.
A live será um passeio musical pela história dos blocos que fizeram parte da retomada do carnaval de rua nos anos 1980 e 1990, e terá a participação de cantores, ritmistas e mestres de bateria de nove blocos da Sebastiana e de um bloco convidado, o Clube do Samba, fundado em 1979 pelo cantor e compositor João Nogueira. O roteiro está dividido em três momentos: os blocos dos anos 1980, como Simpatia é quase amor, Barbas e Suvaco do Cristo; os blocos dos anos 1990, entre eles Carmelitas, Escravos da Mauá, Meu Bem Volto Já e Imprensa que eu gamo; e os caçulas, o bloco infantil Gigantes da Lira e o Acústico Virtual.
“A proposta do Festival Sebastiana – Meu Bloco nas Redes é buscar, a partir de momentos de uma iniciativa inédita de valorização da cultura carioca, minimizar os impactos negativos da pandemia. Os participantes, que fazem o carnaval de rua no Rio de Janeiro, vão presentear o público com a alegria do carnaval e com a história dos blocos que promoveram o reflorescimento do carnaval de rua nas décadas de 1980 e 1990”, explica a jornalista Rita Fernandes, fundadora e presidente da Sebastiana e curadora do Festival.
Além de Moyseis, Marina e Leonardo, a live contará com a participação dos Mestres de Bateria Penha (Simpatia É Quase Amor, Escravos da Mauá, Imprensa Que Eu Gamo e Meu Bem Volto Já), Filipão (Suvaco do Cristo e Barbas) e Felipe (Carmelitas).
Desenrolando a Serpentina/Mesas de Conversa
O Festival Sebastiana terá, na edição 2021, a 16ª edição do seminário Desenrolando a Serpentina, com a realização de dois debates virtuais, com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Cultura, poder público, blocos, ligas, jornalistas e pesquisadores.
“Vamos oferecer ao público uma pequena festa carnavalesca, levando alegria às casas dos foliões e amantes do carnaval. E também valorizar a memória de um importante período do carnaval de rua carioca, a partir de uma retrospectiva histórica da retomada do carnaval de rua do Rio que serviu de inspiração, inclusive, para outras capitais, e que veio a resultar no boom, já no século 21, com mais de 700 desfiles de blocos na cidade”, ressalta Rita Fernandes.
O Festival fará homenagens aos blocos Banda de Ipanema, Charme da Simpatia e Clube do Samba, que inspiraram, respectivamente, a criação do Simpatia É Quase Amor, do Suvaco do Cristo e do Barbas. Os cantores que representarão os blocos durante a live são: Claudia Baldarelli (Escravos da Mauá); Didu Nogueira (Bloco do Barbas e do Clube do Samba); Deivid Domênico (Meu Bem Volto Já); Leonardo Bessa (Imprensa Que Eu Gamo); Léo Simpatia (Carmelitas); Ronald Valle (Suvaco do Cristo) e Maju Nunes (Bloco Virtual).
O encerramento será com a bateria da Sebastiana, com a participação de ritmistas e dos mestres de bateria dos blocos Clube do Samba, Simpatia É Quase Amor, Barbas e Suvaco do Cristo, Carmelitas, Escravos da Mauá, Meu Bem Volto Já, Imprensa Que Eu Gamo, Gigantes da Lira e Bloco Virtual.
SERVIÇO
Festival Sebastiana “Meu bloco Nas Redes – 36 anos de retomada carnavalesca”
Datas e horários: de 03/09 até 04/09
Mesas de Conversa – 03/09 a partir das 18h.
Live Musical e Festa Carnaval Remix – 04/09 a partir das 20h.
Com transmissão pelo canal da Sebastiana no YouTube.