Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade disse nesta segunda-feira (2/11) que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil, com formulação da Universidade de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca, comece até março.
Em agosto, Nísia disse que a produção iria começar em dezembro. Na ocasião, foi assinado um acordo entre a Fiocruz, o Ministério da Saúde e a AstraZeneca que previa transferência de tecnologia e 100 milhões de doses produzidas no Brasil.
“Estamos nos preparando para receber 30 milhões de insumos farmacêuticos para 30 milhões de doses da vacina, entre dezembro e janeiro, e estaremos produzindo essas doses de vacina, e receberemos mais 70 milhões de doses logo a seguir, entre fevereiro e junho de 2021”, falou Nísia, em agosto.
Nesta manhã, Nísia explicou que espera iniciar a produção em janeiro ou em fevereiro. “A Agência de Vigilância Sanitária vai acompanhar todo o processo”,afirmou.
A presidente da Fiocruz esteve nesta segunda em uma missa no Cemitério da Penitência, no Caju. A cerimônia, conduzida pelo cardeal-arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, homenageou vítimas do Coronavírus e cientistas que buscam a cura da doença.
[…] A expectativa é que a vacina seja aprovada em fevereiro e disponibilizada à população em março… […]