Força-tarefa mira a atuação criminosa de ferros-velhos no RJ

Operação formada pelo Detran e forças de segurança do estado fiscalizou seis ferros-velhos da Zona Oeste

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Operação permanente contra o desmanche de automóveis vai fiscalizar ferros-velhos, lojas de autopeças e oficinas mecânicas do estado do Rio. (Alexandre Simonini)

Uma força-tarefa do Governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira (17/7), operação permanente contra o desmanche de automóveis em todo o Estado do Rio. A ação irá fiscalizar ferros-velhos, lojas de autopeças e oficinas mecânicas. Policiais e fiscais dos órgãos estiveram em seis ferros-velhos nos bairros da Zona Oeste do Rio, região com altos índices de roubos de veículos.

  • “Essa ação vai permitir que todas as peças comercializadas pela indústria de desmanche de automóveis sejam rastreadas. Nossa meta é reduzir o número de roubo e de furtos de veículos. Com a operação de hoje, estamos separando o joio do trigo. A segurança pública vai ser dura no combate aos receptadores de veículos roubados. Mas a ação se inicia com o intuito de proteger aquele que atua na reciclagem honestamente, que tem nessa atividade seu ganha-pão, como os catadores”, afirmou o governador Cláudio Castro.

DIÁRIO DO RIO notícia frequentemente as ações clandestinas de ferros-velhos espalhados por toda cidade. Nenhuma região escapa da atuação dos criminosos. Desde bairros como TijucaFlamengo Centro, até municípios da Baixada Fluminense.   

A operação será repetida todos os dias da semana e, neste início, tem caráter educativo. Agentes estão entregando informativos, apontando irregularidades e verificando os documentos das empresas. Numa segunda etapa, as ações passarão a ser fiscalizatórias. Para operar regularmente no Estado do Rio, as empresas dos ramos de desmontagem, reciclagem, recuperação e comercialização de partes ou de peças de veículos automotores têm que se credenciar no Detran RJ.

Advertisement

As informações sobre o credenciamento estão na portaria Detran RJ nº 6295, de 19 de setembro de 2022, que normatiza os procedimentos técnico-operacionais deste segmento no estado. Os estabelecimentos podem se credenciar no protocolo-geral do Detran RJ (na sede, na Avenida Presidente Vargas, 817, Centro) ou pelo Sistema Eletrônico de Informações – SEI, via usuário externo. Os ferros-velhos de fora da capital podem recorrer às Ciretrans do Detran RJ.

Em junho, o Governo do Estado lançou o aplicativo Sucata On-line, para catalogar todos os materiais comprados pelas empresas de reciclagem e ferros-velhos, além de cadastrar os dados dos vendedores e de mercadorias vendidas – com dados de volume, peso e valores. O objetivo é dar mais segurança para as pessoas que trabalham com insumos desta natureza.

A força-tarefa é formada por Detran RJ, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Fazenda, Gabinete de Segurança Institucional e Corpo de Bombeiros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Força-tarefa mira a atuação criminosa de ferros-velhos no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui