A Fundação Geo-Rio concluiu mais quatro obras de contenção de encostas na cidade do Rio de Janeiro. Os serviços foram executados em Santa Teresa, na região Central, e no Engenho Novo e em Irajá, na Zona Norte. Os investimentos da Prefeitura na recuperação dos taludes destas áreas ultrapassaram R$ 1,6 milhão.
O muro da Rua Almirante Alexandrino, no nº 6.086, foi reforçado com a implantação de 4 painéis de grelhas de 5 metros de comprimento, por 2,5 de altura. Antes das intervenções, a estrutura vinha sofrendo com problemas de estabilidade, com risco de tombamento sobre a pista e o trilho do bondinho de Santa Teresa. Os serviços duraram cerca de três meses. Ainda no bairro de Santa Teresa, a Fundação realizou o projeto de uma cortina ancorada de 152 metros quadrados na rua Francisco Muratori. Os trabalhos duraram 180 dias.
Em Irajá, as equipes da Geo-Rio ergueram dois muros para contenção de barreira da rua Jaçanã, na altura do n° 195. Foram erguidos no local um muro de flexão com tirante de 35 metros quadrados e outro com sacos de solo cimento de 105 metros cúbicos. As obras foram concluídas em um período de três meses.
Um talude localizado nos fundos das moradias do Beco Stephania, na comunidade do Barro Vermelho, no Engenho Novo, também recebeu os cuidados da Fundação Geo-Rio. Para a estabilização da área, foram aplicados 66 metros quadrados de solo projetado, 70 metros quadrados de solo grampeado em concreto projetado, além de 60 metros de viga estaqueada com drenos. As obras foram finalizadas em dois meses.
Mais de 50 obras
Em 18 meses, mais de 50 obras de contenção de encostas entregues aos cariocas. Desde o início da atual gestão, o órgão recebeu investimentos que ultrapassam os R$ 100 milhões para atuar em pontos estratégicos e preventivos, trazendo mais segurança aos moradores do Rio. No dia 4 de agosto, mais duas obras de contenção foram entregues na comunidade da Rocinha, na Zona Sul. As duas intervenções foram concluídas na Estrada da Gávea nº 199, local conhecido como Beco 199, e no Campo da Vila Verde, totalizando sete importantes obras que já beneficiaram cerca de três mil moradores. As mais de 50 obras entregues desde o ano passado pela Geo-Rio, no município, já beneficiaram cerca de 250 mil pessoas.