ARTIGOS MAIS RECENTES

Bairros da zonas Norte, Oeste e Baixada Fluminense terão aumento maior que a Zona Sul na conta de água em 2025

1

Desde o dia primeiro de dezembro deste ano está valendo um reajuste autorizado pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro (Agenersa), órgão do Governo do Estadual, que vai aumentar a conta de água no estado do Rio a partir de 2025.

O menor índice autorizado foi de 9,83%, para os consumidores da Águas do Rio I (que atua na Zona Sul da capital), o que representa mais que o dobro da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,87% nos últimos 12 meses.

O maior percentual, de 14,28%, será pago pelos usuários da Rio+Saneamento, que atende principalmente a Baixada Fluminense e Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

A Águas do Rio IV, responsável pelo abastecimento de bairros do Centro e Zona Norte do Rio, além de mais oito municípios da Baixada Fluminense, terá aumento de 12,77%.

Atendendo a região da Barra e Jacarepaguá, na capital, além de Paty do Alferes e Miguel Pereira, no Centro Sul Fluminense, a Iguá vai ter reajuste de mais 11,49%.

O reajuste foi anunciado após o governador Cláudio Castro (PL) assinar um termo de conciliação com a concessionária Águas do Rio, no qual prevê aumentos na tarifa para compensar possíveis erros no edital de licitação do serviço.

Em 2021, o serviço da Cedae foi concedido a iniciativa privada por 35 anos. A estatal fluminense foi fatiada em quatro blocos compostos, ao todo, por 35 municípios do Rio de Janeiro. A empresa pública manteve apenas o serviço de produção de água.

Presidente da Comissão de Saneamento Ambiental na Alerj, o deputado estadual Jari Oliveira (PSB) entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para reverter o aumento na tarifa de água e esgoto autorizado a partir de janeiro de 2025. A ação questiona os cálculos utilizados para a concessão do reajuste tarifário.

A ação popular foi protocolada na sede do Tribunal de Justiça, durante plantão judiciário, no Rio de Janeiro. O deputado reforçou que o reajuste vem justamente quando diversos bairros do Rio de Janeiro e parte da Região Metropolitana está sofrendo com a falta d’água. Recentemente, alguns locais ficaram sem abastecimento por mais de 10 dias.

“Estamos recorrendo para reverter o aumento na tarifa de água e esgoto. Algumas regiões terão aumento de até 14%. Há um erro grave, pois foi utilizado para cálculo o período inflacionário de 20 meses para autorização do reajuste. Mas o contrato de concessão, em seu artigo 28, diz especificamente que o reajuste deve ser calculado sobre 12 meses”, afirmou Jari, destacando que faltou transparência da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) no processo de autorização do reajuste.

Neste mês de dezembro, a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para esclarecer os reajustes nas tarifas de água, em meio aos problemas de abastecimento enfrentados no estado.

Sobre o reajuste com base em 18 meses, em vez de 12, Rafael Menezes, presidente da Agenersa, explicou que a mudança se deve a um aditivo contratual que alterou a data-base para dezembro, e que postergar o reajuste resultaria em um aumento ainda maior no futuro. Menezes também justificou o aumento com base na inclusão do Índice de Tarifa Social (ITS), que beneficiará consumidores de baixa renda com tarifas mais baixas.

Polo Baixo Lapa: Conheça o projeto de revitalização que vem mudando o point da boemia carioca

Reduto da boêmia e endereço da malandragem carioca, o bairro da Lapa, aos poucos, vem recebendo incentivos para impulsionar a economia, a cultura e o turismo. Encabeçado pela Associação San Marco, o Polo Baixo Lapa já vem transformando trechos da área e tem o objetivo de dar prosseguimento na revitalização uma das regiões mais históricas do Centro do Rio. Em colaboração com moradores e comerciantes das ruas Morais e Vale, Rua da Lapa, Beco dos Carmelitas e Joaquim Silva — já quase nas mediações da Glória —, o projeto fortalece a identidade cultural, impulsiona o turismo sustentável, fomenta a economia criativa e melhora a infraestrutura urbana da região.

Entre as principais propostas, está a instalação de um totem “Eu amo a Lapa” no Largo da Lapa ou na Escadaria Selarón (3º ponto turístico mais visitado do Rio), e a criação de um memorial em homenagem a Jorge Selarón, artista chileno responsável pela famosa escadaria. Além disso, o projeto planeja a implementação de um Centro de Apoio ao Turista e até mesmo uma moeda social local para fortalecer a economia e a identidade comunitária.

jorge selaron rio 20130110 03 original1 Polo Baixo Lapa: Conheça o projeto de revitalização que vem mudando o point da boemia carioca
Jorge Selaron

O idealizador do projeto, San Marco, também responsável pela revitalização da Rua Morais e Vale — que vem fazendo sucesso nas mediações do Beco do Rato e do Surubar —, conversou com o DIÁRIO DO RIO com exclusividade e destacou a importância da união entre moradores e comerciantes para o sucesso da revitalização. “Eu acredito que é preciso devolver a dignidade das ruas, a revitalização aqui só acontece devido a união dos moradores e comerciantes que trabalham em conjunto, quando a rua tem vida a revitalização se mantém e isso é deixado para as próximas gerações, o patrimônio precisa ser cuidado por todos.” afirmou ele.

119057157 01.jpg Polo Baixo Lapa: Conheça o projeto de revitalização que vem mudando o point da boemia carioca

A revitalização também projeta a criação de uma estátua em homenagem a Madame Satã — grande figura da malandragem da Lapa —, e a implementação de projetos de sustentabilidade e economia criativa nas feiras locais, como a Feira da Glória. San Marco ainda defende a criação de uma cooperativa voltada para a geração de renda para pessoas em situação de rua no Centro e Lapa.

San Marco também revela que está em negociações para trazer o programa Reviver Cultural para a Lapa. Idealizado pela Prefeitura do Rio, o programa visa transformar imóveis ociosos com frente para a rua, no Centro, em espaços voltados para atividades artístico-culturais. Atualmente, a Lapa não está incluída na iniciativa, que abrange áreas específicas da Região Central. “Isso ajudaria a ocupar os espaços vazios. Não faltam casarões antigos por aqui, muitos deles são da prefeitura! E colocaria a Lapa também em destaque nesse projeto”, afirma San Marco.

Prefeitura do Rio quer rediscutir concessão do Santos Dumont após acordo no Galeão

0

O prefeito Eduardo Paes afirmou que chegou a hora de rediscutir a concessão do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. A declaração foi feita após a resolução do impasse sobre a concessão do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). As informações são de Lucas Luciano/Tempo Real.

“É hora de começarmos a falar sobre a concessão do Santos Dumont. Aliás, jogando junto com o Galeão. A concessão do Santos Dumont foi suspensa no passado, mas agora precisa acontecer. E deve ser feita a partir de um trabalho coordenado entre os dois aeroportos”, afirmou Paes.

O prefeito explicou que a prioridade era resolver a situação do Galeão, que enfrentava dificuldades financeiras. Com o acordo firmado no dia 16 de dezembro entre o Ministério de Portos e Aeroportos e a concessionária RIOgaleão, Paes acredita que é possível avançar no processo de concessão do Santos Dumont.

Pontos do acordo no Galeão:

  • Renegociação da outorga, que passará a ser variável, de acordo com as receitas do aeroporto.
  • Saída da Infraero da concessão.
  • Prorrogação do contrato de concessão por mais cinco anos, até 2044.

Com a reestruturação da concessão do Galeão e a retomada das discussões sobre o Santos Dumont, a expectativa é de que os dois aeroportos do Rio de Janeiro possam operar de forma mais eficiente e integrada.

ETA Guandu bate recorde de produção de água para o verão

0

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu, atingiu um recorde histórico de produção de água tratada, alcançando a marca de 44,6 mil litros por segundo. O volume supera a capacidade máxima do plano verão e a média de produção fora da alta temporada.

A Cedae e as concessionárias responsáveis pela distribuição de água implementaram uma operação estratégica para atender à alta demanda do período de festas de fim de ano, quando o Rio de Janeiro recebe milhões de turistas.

A operação recorde foi possível graças aos investimentos realizados em 2024, como a aquisição de novos motores e melhorias eletromecânicas no Sistema Guandu. “A produção extraordinária é acionada estrategicamente durante períodos de alta demanda para atender às necessidades com eficiência. Contudo, para assegurar o pleno funcionamento da ETA Guandu, esse modelo não pode ser mantido de forma contínua. Essa medida é adotada para reforçar a segurança hídrica da população”, explicou Aguinaldo Ballon, diretor-presidente da Cedae.

A operação especial será mantida até o fim do ano, garantindo o abastecimento durante o Réveillon em Copacabana e demais eventos na cidade.

Shopping Metropolitano Barra recebe nova loja O Amigão

0

O Shopping Metropolitano Barra acaba de inaugurar uma nova loja O Amigão, com 950 m² e mais de 10 mil produtos para casa. Localizada no primeiro piso, a loja oferecerá uma grande variedade de itens, como utilidades domésticas, decoração, brinquedos, papelaria e produtos para animais de estimação, de marcas como Acrilex, Sanremo, Nadir, Milk e Ortobom.

“A inauguração da loja O Amigão reforça o compromisso do Shopping Metropolitano em oferecer um mix diversificado de lojas que atendem às diferentes necessidades dos consumidores”, diz Aline Piubel, gerente de Marketing do Shopping Metropolitano Barra.

Com 25 anos de história e 45 lojas no estado do Rio de Janeiro, O Amigão se destaca pela variedade de produtos e preços competitivos.

Horário de funcionamento do shopping no Natal:

Entre os dias 13 e 23 de dezembro, o Shopping Metropolitano Barra terá horário especial de Natal, com lojas, quiosques e praça de alimentação funcionando em horário estendido.

Serviço:

Loja O Amigão:
1º piso do Shopping Metropolitano Barra (próximo à Cacau Show)

Le Canton comemora faturamento recorde de R$ 140 milhões em 2024

0

O Le Canton, resort localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro, encerra 2024 com motivos de sobra para comemorar. Pela primeira vez em sua história, o hotel atingiu um faturamento de R$ 140 milhões, o que representa um crescimento de 15% em relação a 2023. O valor inclui a receita de R$ 30 milhões obtida com o Vacation Club, o clube de viagens do resort.

Além do faturamento recorde, o Le Canton também registrou um aumento de 2% na diária média e de 25% no EBITDA em comparação com o ano anterior. Esses resultados foram impulsionados pelo crescimento de 30% na ocupação durante a semana, graças à realização de eventos corporativos e de lazer, e ao aumento nas reservas individuais.

“Ao longo de 2024, também realizamos grandes shows com artistas como Belo, Matheus Fernandes e o grupo Menos é Mais. Essa ação reforça a atuação do Le Canton no showbiz para toda a Região Serrana do Rio”, comemora Mônica Paixão, CEO do Le Canton.

Para 2025, a expectativa é de um crescimento de 10% no faturamento e no EBITDA. O Le Canton continua investindo em infraestrutura, serviços e programação para oferecer a melhor experiência aos seus hóspedes.

BioParque do Rio com ingressos promocionais para as férias de verão

1

O BioParque do Rio, localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, está com uma promoção imperdível para as férias de verão. Até o dia 31 de dezembro, os ingressos custam apenas R$ 39,90.

Além de conhecer mais de 600 animais de diversas espécies, os visitantes podem aproveitar atividades como tirolesa e brinquedos infláveis, além de opções gastronômicas como o Burguer da Beca e o Boteco do Tião. O BioParque também conta com loja de souvenirs e estacionamento.

Horário de funcionamento:

Durante o período promocional, o zoológico funciona todos os dias, das 9h às 17h. Em datas especiais, o horário é diferenciado:

  • 24 de dezembro: das 9h às 14h
  • 25 de dezembro (Natal): fechado
  • 31 de dezembro: das 9h às 14h
  • 1º de janeiro (Ano Novo): das 12h às 17h

Ingressos:

Os ingressos promocionais podem ser adquiridos pelo site oficial do BioParque do Rio

lapa dos mercadores 2024 BioParque do Rio com ingressos promocionais para as férias de verão

Edital de Convocação de Assembléia Geral Ordinária – 4/1/2025

0
Captura de Tela 2023 06 13 as 17.40.43 Edital de Convocação de Assembléia Geral Ordinária - 4/1/2025
Logomarca do Shopping Center Paço do Ouvidor / Associação de Lojistas do Shopping Paço do Ouvidor

?EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO PAÇO DO OUVIDOR

A ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO PAÇO DO OUVIDOR, através de seu SÍNDICO CLAUDIO ANDRÉ PADILHA DE CASTRO, nos termos do Parágrafo Único da Convenção  de Condomínio CONVOCA TODOS os Senhores Condôminos do Edifício Paço do Ouvidor ( CNPJ-MF 00.378.749-0001-77), situado na Rua do Ouvidor, 161, no Centro do Rio de Janeiro – RJ para comparecer e participar  na Assembleia Geral Ordinária a se realizar presencialmente na sala de reuniões da Administração do Condomínio, em primeira convocação havendo quórum legal, às 9:30 (nove horas e trinta minutos) do Sábado, dia  04 (quatrode Janeiro de 2025, ou, em segunda convocação, com qualquer número, `as 10:00 (dez horas), a fim de deliberarem exclusivamente sobre a matéria da seguinte ordem do dia : 

I – Eleição do Síndico, nos termos do art. 26, e dos novos conselheiros, nos termos do art.27 da Convenção; 

II – Aprovação das contas do Condomínio do Edifício Paço do Ouvidor, desde a última AGO até o dia 30 de Julho de 2024;

III  Discussão e Aprovação de previsão orçamentária para fazer face ao atendimento das despesas ordinárias do condomínio;

IV – Ratificação das demais medidas tomadas pela Administração e pelo Síndico, até o dia 30 de Novembro de 2024;

– Apresentação e esclarecimentos das obras realizadas no período;

VI –  Exposição e deliberação acerca de unidades inadimplentes que solicitam o equacionamento das dívidas condominiais das salas e andares, e esclarecimentos adicionais;

VII  Posicionamento das ações de cobrança ajuizadas;

VIII– Deliberação pelo descarte dos arquivos “mortos”, com mais de 10 (dez) anos;

IX – Pendências de cobranças da concessionária denominada Águas do Rio, cujos valores escorchantes cobrados obrigaram o condomínio a buscar alternativas;

X – Adequação dos postos de serviços, com redução do pessoal (Portaria e Segurança); 

XI – Melhorias apresentadas no período; 

XII – Problemas causados pela vacância e inadimplência de imóveis no empreendimento e alternativas possíveis para melhoria na ocupação;

XIII – Associação do Condomínio à Aliança Centro Rio, vantagens obtidas, retirada de bancas de jornal e ordenação urbana na Uruguaiana;

XIV – Assuntos de interesse comum.

       Observa-se a todos os prezados condôminos que a presente Assembleia é específica aos assuntos constantes da ordem do dia. Informamos, igualmente, que: 1) aqueles que estiverem em débito com as contribuições condominiais estarão legalmente impedidos de votar nas deliberações da assembléia, na conformidade com o disposto no art. 1335 “III” do Código Civil Brasileiro; 2) Os condôminos poderão se fazer representados por procuração  pública ou por instrumento particular de procuração, respeitados, neste caso, os preceitos de sua legalidade previstos nos Artigos 653 e segs. do Código Civil, assim como em nossa Convenção Condominial; 3) As resoluções tomadas por maioria obrigam a todos, inclusive os ausentes e 4) Os serviços de manutenção e reforma discutidos aprovados na reunião podem gerar a cobrança de cotas extras, caso não haja superávit suficiente para realizá-los.

Rio de Janeiro, 12 de Dezembro de 2024.

CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO PAÇO DO OUVIDOR

CLAUDIO ANDRÉ PADILHA DE CASTRO – SÍNDICO

Cães e gatos terão carteira de identidade nacional em 2025

0

A partir de 2025, animais domésticos vão ganhar uma carteira de identidade nacional. O documento vai ajudar no controle de doenças e no combate aos maus-tratos.

O governo está criando o cadastro nacional de animais domésticos, que vai dar um número de identidade único e intransferível para cães e gatos. Esse documento vai reunir informações do pet ao longo da vida.

O sistema está em fase final de testes e deve ser liberado em janeiro. Para emitir a identidade, o tutor vai ter que acessar o sistema usando a conta gov.br. É preciso fornecer os dados do responsável, endereço, idade e raça do animal, histórico de doenças e vacinas.

O cadastro vai gerar uma carteirinha com a foto do cachorro ou gato. E também um QR Code que pode ser impresso e preso na coleira. ONGs e municípios poderão fazer o cadastramento. Segundo o governo, tudo de graça.

A diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Diretos Animais do Ministério do Meio Ambiente disse que a novidade vai ser importante para definir políticas públicas para os animais.

Por meio desse sistema, nós vamos saber quantos cães, quantos gatos nós temos no Brasil, em que bairro, em que município, em que estado. Quem está castrado, quem não está castrado, ou seja, quanto mais pessoas cadastrarem e informarem seus animais, mais dados teremos para direcionar os esforços dessa política pública”, explica Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do MMA.

Luís Eduardo Guerra será novo presidente da CET-Rio

0

Na tarde desta quinta-feira (26/12), foi anunciado que Luís Eduardo Guerra será o novo presidente da CET-Rio a partir de janeiro de 2025. Ele assumirá o cargo no quarto mandato do prefeito Eduardo Paes. Guerra foi diretor de Obras da Companhia Carioca de Parceiras e Investimentos (CCPar).

O atual presidente da CET-Rio, Joaquim Dinís, deixa o cargo após um período à frente da companhia.

Dois restaurantes da Zona Sul do Rio estão entre os 10 melhores do Brasil, segundo ranking da EXAME

1

O Rio segue se destacando no cenário gastronômico nacional. Em uma retrospectiva realizada pela Revista EXAME nesta semana, dois restaurantes cariocas apareceram entre os 10 melhores do Brasil. Em primeiro lugar no ranking, o Lasai, no Humaitá, e em quarto lugar, o Oteque, em Botafogo, reafirmaram a excelência da gastronomia carioca, conquistando reconhecimento internacional por suas propostas culinárias únicas e inovadoras.

A seleção foi feita por um júri formado por 72 renomados críticos e influenciadores de todo o país. Cada especialista apontou dez restaurantes de sua preferência, sem ordem de importância. Os votos foram compilados e, em caso de empate, organizados em ordem alfabética.

Lasai

SCE7PIZWXZGGDJ3MPNXA2QURH4 Dois restaurantes da Zona Sul do Rio estão entre os 10 melhores do Brasil, segundo ranking da EXAME

Sob o comando do chef Rafa Costa e Silva, o Lasai se consolidou como uma referência da alta gastronomia carioca e mundial. Após uma mudança de endereço há dois anos, o restaurante, agora situado no Largo dos Leões, no Humaitá, proporciona uma experiência gastronômica sem igual. Com um ambiente intimista, o Lasai atende a apenas dez clientes por noite, criando uma atmosfera única para quem busca algo além de uma simples refeição — uma verdadeira imersão sensorial.

O cardápio é um verdadeiro manifesto da cozinha de vegetais, um dos pilares da filosofia do chef Costa e Silva. Muitos dos ingredientes que compõem o menu degustação com 15 etapas — incluindo dez entradas, três pratos principais e duas sobremesas — provêm das duas hortas próprias do restaurante, localizadas no Itanhangá (Zona Oeste) e em Petrópolis (Região Serrana). O menu pode custar até R$ 2.000, incluindo harmonização de bebidas e serviço, e é reconhecido por sua sofisticação e autenticidade.

A casa ocupa um lugar de destaque no ranking 50th Best e ostenta duas estrelas Michelin.

Oteque

92A7322 Dois restaurantes da Zona Sul do Rio estão entre os 10 melhores do Brasil, segundo ranking da EXAME

No número 4 da lista, o Oteque, em Botafogo, liderado pelo chef paranaense Alberto Landgraf, também conquista reconhecimento por sua cozinha inovadora e técnica refinada. Com um menu que privilegia os peixes e frutos do mar, Landgraf traz uma experiência gastronômica única, com influências de sua formação no Japão e Londres, onde teve a oportunidade de trabalhar com chefs renomados como Tom Aikens e Gordon Ramsay.

O restaurante, que ocupa um casarão de 1938, em Botafogo, oferece um menu sazonal de oito etapas. São seis pratos de peixes, uma carne vermelha e uma sobremesa — uma seleção cuidadosa e equilibrada que busca destacar o sabor e a técnica. Entre os destaques da casa, estão pratos como a sardinha em conserva com foie gras no brioche, atum rabilho com caviar e maionese de peixe, e o ouriço com creme de mexilhão e cebola assada. O cardápio, que custa R$ 895, pode ser acompanhado de vinhos exclusivos, com rótulos de pequenos produtores servidos em taças Zalto, uma das mais renomadas do mundo, por R$ 675 ou R$ 795, dependendo da seleção de rótulos.

Ordem Pública e Guarda Municipal atuarão no Rio com mais de 1.700 agentes na virada do ano

0

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio) atuarão com 1.720 agentes em toda a cidade na virada do ano. Somente em Copacabana, serão empregados 1.200 pessoas em ações de ordenamento urbano, fiscalização do trânsito e do comércio ambulante, além de promover a segurança dos cariocas e turistas que assistirão a queima de fogos.

O efetivo atuará em turnos, a partir das 6h do dia 31 de dezembro até o dia 1º de janeiro. Um Centro de Comando e Controle Móvel ficará estacionado na Avenida Atlântica, esquina com a Rua República do Peru, com acesso ao Mapa Operacional da GM-Rio que monitora em tempo real a localização de cada agente, dando mais agilidade no flagrante e coerção de delitos.

Em Copacabana, serão 471 guardas municipais empregados exclusivamente no monitoramento e fiscalização do trânsito, com o apoio de 90 viaturas, entre carros e motos, e nove reboques. As equipes do Grupamento Especial de Trânsito farão a implantação e o monitoramento dos pontos de bloqueio de acordo com o planejamento feito pela CET-Rio.

Os guardas municipais também ficarão responsáveis pela implantação dos bloqueios na área de lazer, fiscalização da proibição de estacionamento na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e a fiscalização e o monitoramento das estações do metrô. Os agentes vão monitorar também pontos estratégicos para fiscalizar o estacionamento de ônibus fretados.

Para realizar as ações de trânsito, as equipes terão o suporte de rádios transmissores e smartphones para o contato direto com o COR, permitindo a comunicação imediata em situações de emergência ou mudanças de sinalização para priorizar a fluidez.

As equipes também atuarão com foco na fiscalização de ambulantes, especialmente para coibir a venda de garrafas de vidro, quiosques e barracas de praia. Também serão fiscalizados os táxis, veículos de aplicativos e transporte complementar.

Somente nas ações de ordenamento urbano e com foco no bem-estar e segurança dos cidadãos serão mais de 60 postos de atuação da Guarda Municipal na orla e vias de acesso do bairro de Copacabana, com atenção especial a pontos de bloqueio e suporte no entorno dos postos médicos montados pela Secretaria Municipal de Saúde. Também serão montadas cinco tendas operacionais, sendo duas no Leme e três em Copacabana, para dar suporte às rondas na areia, que serão realizadas pelos guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP).

A operação contará com agentes do Grupamento de Operações com Cães (GOC) atuando no entorno das estações do metrô Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, em ação preventiva de patrulhamento e em apoio ao público, com o foco na promoção da sensação de segurança. A operação envolverá todos os grupamentos especiais da GM-Rio, contando também equipes dos Grupamentos de Operações Especiais (GOE) e Tático Móvel (GTM), além do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM)

A GM-Rio também realizará a distribuição de pulseiras de identificação para crianças que vão participar do do réveillon em Copacabana e nos dois parques onde haverá shows. As pulseiras são feitas com material impermeável e bastante resistente permitindo seu uso na água. A distribuição será feita pelos guardas municipais que estarão nas barreiras de acesso à Praia de Copacabana e também na orla, e de plantão nos parques. A ação, que já é tradicional nesse período, é mais uma ferramenta para auxiliar na rápida identificação de crianças caso se percam dos responsáveis.

Seop e GM-Rio também vão atuar em outros pontos de festejo na cidade, onde serão empregados 520 guardas municipais. As equipes atuarão como foco no ordenamento urbano e do trânsito e também para promover maior sensação de segurança aos cidadãos.

Copacabana terá esquema especial de segurança e trânsito para o Réveillon

0

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou um esquema especial de segurança e trânsito para o Réveillon 2025 em Copacabana. A Avenida Atlântica será totalmente interditada para veículos a partir das 8h do dia 31 de dezembro, e os pedestres que acessarem a praia passarão por revista da Polícia Militar.

Dezessete ruas que dão acesso à Avenida Atlântica terão pontos de bloqueio com detectores de metal. “Não pode levar garrafa de vidro para a praia de Copacabana, porque sempre foi, nos réveillons do Rio de Janeiro, a principal razão de atendimento médico nos postos instalados pela prefeitura [em Copacabana]”, alertou o prefeito Eduardo Paes. A proibição de garrafas de vidro também vale para os outros 12 locais de festa organizados pela prefeitura.

A Polícia Militar utilizará 78 torres de observação com câmeras de reconhecimento facial para monitorar a movimentação na praia.

Trânsito:

O esquema de trânsito inclui diversas interdições e suspensão de vagas de estacionamento. A partir das 18h do dia 30 de dezembro, 3 mil vagas em Copacabana serão suprimidas. Ônibus fretados serão proibidos de entrar no bairro a partir da 0h do dia 31. A partir das 19h30, somente táxis e ônibus urbanos poderão circular em Copacabana. Às 22h, o trânsito será totalmente bloqueado.

Para acessar a praia, o público poderá utilizar ônibus com desembarque em Botafogo ou Ipanema, metrô (com bilhete especial em formato de QR Code) ou seguir a pé.

Festa:

A prefeitura espera 2,5 milhões de pessoas na festa de Réveillon em Copacabana, que contará com shows de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Anitta, Dudu Nobre e Marcelo D2, além de queima de fogos de 12 minutos.

Serviços:

A Comlurb terá 2 mil garis trabalhando na limpeza da orla. Quatro postos de atendimento médico e 30 ambulâncias estarão disponíveis em Copacabana. As equipes dos hospitais da cidade serão reforçadas para atender eventuais ocorrências.

Câmara de Petrópolis aprova aumento salarial de mais de 70% para prefeito, vice e secretários em 2025

2

Na última sexta-feira (20/12), a Câmara de Vereadores de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, aprovou um reajuste salarial para o prefeito, vice-prefeito e secretários da cidade, com impacto a partir de janeiro de 2025. O aumento, que ultrapassa os 70%, foi aprovado por 13 vereadores presentes à sessão, e gerou controvérsias em meio à grave crise financeira que o município enfrenta.

Atualmente, a cidade vive uma situação delicada, marcada por atrasos no pagamento de servidores e fornecedores. Até mesmo a coleta de lixo foi afetada pela falta de recursos, e algumas escolas chegaram a ficar sem merenda antes do início das férias. No entanto, os vereadores defenderam o aumento, citando a defasagem salarial desde 2013, quando os vencimentos dos cargos públicos foram atualizados pela última vez.

Valores atualizados

O aumento aprovado representa um gasto extra de quase R$ 5,3 milhões aos cofres municipais por ano, o que corresponde a um acréscimo de R$ 2,1 milhões em relação ao total gasto no ano anterior. A partir de 2025, o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, receberá R$ 25.266,20, um aumento considerável sobre o salário atual de R$ 14.784,00. O vice-prefeito Albano Batista Filho, conhecido como Baninho, verá seu vencimento subir de R$ 11.354,11 para R$ 20.212,96. Já os 24 secretários da cidade passarão de R$ 9.908,16 para R$ 16.423,03.

Para justificar o aumento, os vereadores compararam os salários de Petrópolis com os de outras cidades da região, como Resende, Volta Redonda, São Gonçalo, São João de Meriti e Niterói, destacando que os orçamentos dessas localidades são semelhantes ao da cidade serrana.

“A Vida Passou Por Aqui” reestreia no Teatro Fashion Mall

0

O espetáculo “A Vida Passou Por Aqui”, com Claudia Mauro e Édio Nunes, retorna ao Teatro Fashion Mall para curta temporada, de 11 a 26 de janeiro de 2025. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, às 18h.

A peça, que recebeu o Prêmio APTR de Melhor Texto, conta a história da amizade entre Silvia, uma professora e artista plástica, e Floriano, um homem de hábitos simples. Aos 70 anos, Silvia sofre um AVC e encontra em Floriano o apoio para sua recuperação.

“É uma alegria imensa estar em cartaz há oito anos com este espetáculo, lotando as plateias, por onde passamos. A gente recebe mensagens lindas todos os dias! Compartilhamos uma experiência única no teatro. A peça é realmente muito especial. É a arte cumprindo o seu papel de transformar, divertir e fazer refletir. Uma história simples mas que, na verdade, é a história de todos nós, com dores e alegrias”, comenta Claudia Mauro.

Serviço:

  • Temporada: de 11 a 26 de janeiro de 2025
  • Local: Teatro Fashion Mall (Estrada da Gávea, 899, sala 213 – São Conrado)
  • Dias e horários: sábados e domingos, às 18h
  • Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)
lapa dos mercadores 2024 "A Vida Passou Por Aqui" reestreia no Teatro Fashion Mall