Igreja da Penha é iluminada de verde e amarelo em solidariedade a Vinicius Junior

Homenagem do Santuário ao jogador aconteceu na noite da última terça (23); Vini Jr. foi vítima de racismo no domingo (21) em partida do Real Madrid pelo Campeonato Espanhol

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Igreja da Penha iluminada de verde e amarelo em solidariedade a Vini Jr. - Foto: Reprodução/G1

Um dos principais pontos turísticos da Zona Norte do Rio de Janeiro, a Igreja da Penha, no bairro homônimo, foi iluminada de verde e amarelo na noite da última terça-feira (23/05) em solidariedade ao atacante Vinicius Junior, vítima de racismo na partida entre Valencia e Real Madrid, no domingo (21/05), pelo Campeonato Espanhol.

Na ocasião, torcedores do time da casa proferiram diversos insultos racistas ao jogador, que, por sua vez, chegou a identificar um dos agressores e relatar ao árbitro. A partida, então, foi paralisada e posteriormente retomada. Atordoado com a situação, Vini Jr. acabou expulso ao fim do jogo por se desentender com um atleta rival.

Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que um monumento importante do Rio homenageia o atleta em meio ao ocorrido. Na noite de segunda (22/05), entre 18h e 19h, o Cristo Redentor teve suas luzes totalmente apagadas também em gesto solidário ao atacante.

Nascido em São Gonçalo, na Região Metropolitana do RJ, Vini Jr., atualmente com 22 anos, foi revelado pelo Flamengo, em 2017. Após deixar o Rubro-Negro carioca, em meados de 2018, rumou ao Real Madrid e hoje é um dos principais nomes da equipe, tendo feito, inclusive, o gol do título da Liga dos Campeões da Uefa, maior campeonato de clubes europeus, na edição 2021/22.

Advertisement

O bom desempenho no clube madrilenho, vale destacar, tornou o jogador presença constante nas convocações da Seleção Brasileira, inclusive sendo titular na Copa do Mundo do Catar, no fim do ano passado.

Em contrapartida ao bom desempenho dentro de campo, a vida de Vini Jr. não tem sido fácil em gramados espanhóis. Isso porque o atleta é regularmente alvo de insultos racistas durante as partidas, com o episódio do último domingo sendo considerado o principal deles até hoje.

Mais homenagens

Diante da importância de Vini Jr. no combate ao racismo, paralelamente às ótimas atuações com as camisas do Real Madrid e da Seleção, a deputada Verônica Lima (PT) propôs que o jogador receba a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pelo Governo do RJ, por meio da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). O projeto de resolução será votado em breve pela Casa.

”A recorrência de ataques racistas contra Vini Jr. tem chamado atenção. O futebol, para o povo brasileiro, significa muito e, quando atacam o atleta, ferem tanto a alegria do povo quanto o esporte em si, que gera riqueza e movimenta a economia do país. O combate ao racismo é uma das bandeiras que norteiam minha atuação parlamentar e essa luta se estende ao futebol e a todos os esportes”, explicou Verônica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Igreja da Penha é iluminada de verde e amarelo em solidariedade a Vinicius Junior
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui