Nesta quinta-feira (19/12), às 18 horas, a Igreja de São Francisco de Paula, no Centro do Rio, será palco do seu já tradicional Concerto de Natal. O grande evento – com entrada franca, realizado em apresentação única, marca o encerramento da temporada de 2024 da Orquestra Sinfônica da UFRJ, e as comemorações dos 75 anos da Sergio Castro Imóveis.
O Concerto de Natal é promovido pela Venerável Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula e patrocinado pela Sérgio Castro Imóveis, com o suporte do Projeto Bossa Criativa, da Funarte e da UFRJ. O projeto realiza eventos em cidades brasileiras consideradas Patrimônio Histórico da Humanidade, incluindo o Rio de Janeiro. A Polícia Militar e a Guarda Municipal devem garantir segurança extra para os cariocas que forem assistir ao belo espetáculo de música erudita, acessível a todos. A Igreja de São Francisco é uma das maiores do Centro Histórico, e é administrada pelo Padre Álvaro Bonfim.
O Concerto ocorre num momento de efervescência cultural do Centro da Cidade, que com o advento do projeto Reviver Cultural, recebeu mais de 40 novos Centros e Iniciativas ligadas à Cultura, sem contar o grande boom imobiliário e o florescimento do entretenimento e gastronomia locais.
Pelo segundo ano consecutivo, o concerto apoiado pela tradicional imobiliária será realizado na histórica Igreja de São Francisco de Paula, cuja construção começou em 1759. O templo abriga talhas de Mestre Valentim para o altar-mor e a Capela de Nossa Senhora da Vitória e foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938. Ano passado a igreja ficou totalmente lotada durante a apresentação, que foi aplaudida de pé por quase 600 pessoas, quebre enfileiravam também pelas galerias do templo da secular irmandade católica.
O evento contará com apresentações da Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência do competente maestro André Cardoso, e terá a participação especial do Coral Infanto-juvenil da UFRJ e do Coral Brasil Ensemble, dirigidos por Maria José Chevitarese. O programa inclui um repertório cuidadosamente selecionado de músicas natalinas clássicas e contemporâneas cristãs, proporcionando uma experiência única para o público, que poderá ver Cardoso em ação: ele é violinista e regente graduado pela Escola de Música da UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Musicologia, além de membro da Academia Brasileira de Música.
Reunir diferentes canções em uma única obra é o que chamamos de coletânea. Na música, ficaram consagrados termos como pot-pourri, em francês, ou medley, em inglês. Foi o que fez o compositor Arthur Harris em uma composição orquestral para a qual deu o título de “Christmas: a medley of well-known carols”. Harris reuniu algumas das mais conhecidas canções natalinas, que o público poderá reconhecer na seguinte ordem: Good King Wenceslas, Silent Night, Joy to the World, First Noel, Deck the Halls.
Programa:
- Arthur HARRIS – Christmas: a medley of well-known carols (11′)
- John Henry HOPKINS – We three kings of Orient are (arr: Steven Rosenhaus – 4’30”)
- Tradicional – Good king Wenceslas (arr: Steve Cohen – 3′)
- Adolphe ADAM – O holy night (arr: William Ryden – 5’30”)
- Tradicional – Angels we have heard on high (arr: Arthur Harris – 3′)
- John RUTTER – Angel’s carol (4′)
- Ernani AGUIAR – Pastoral (6′)
- Heitor VILLA-LOBOS – Magnificat-Aleluia (8′)