A Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores passou por uma dedetização, a fim de garantir que não há insetos e ratos no ambiente antes de sua reabertura. O processo foi feito em uma iniciativa da empresa Imunegold, através de um convênio com o novo gestor da Irmandade dona da igreja.
Belíssima, a igreja está fechada desde 2020, mas deve ser reaberta em breve. Isto porque o empresário do ramo imobiliário, Cláudio André de Castro, diretor da Sergio Castro Imóveis, foi nomeado recentemente pela arquidiocese comissário administrativo da Irmandade dos Mercadores. Segundo ele, o plano é reabrir o templo e trazer ainda mais fé, turismo cultura e arte para o Centro da cidade.
Visando a reabertura do espaço, Castro levantou a interdição que havia sido decretada pela Defesa Civil, encomendou a manutenção e revisão dos sinos da Igreja, que são do século XIX e está mantendo uma grande equipe de limpeza no local. A dedetização foi mais um dos processos necessários para que a abertura da igreja aconteça.
Embora o local ainda esteja fechado, toda vez que as portas são abertas muitos fieis e visitantes aparecem para visitar a casa de fé. Outras igrejas do Rio estão passando por reformas, pois a Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural vem mudando o cenário de abandono de alguns templos.