O VLT Carioca tornou-se o primeiro meio de transporte na cidade do Rio de Janeiro a capacitar 100% de seus agentes de fiscalização para se comunicar em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Em menos de um ano, todos os colaboradores que atuam diretamente no atendimento aos clientes dentro dos trens passaram por treinamento, garantindo um serviço mais acessível e inclusivo.
A iniciativa, realizada em parceria com o Senai, envolveu 10 turmas e mais de 400 horas de aula, capacitando os profissionais para interagir com assertividade e eficiência.
Treinamento humanizado e retorno positivo
Durante o curso, ministrado pela Academia CCR, os fiscais aprenderam o alfabeto em Libras, palavras básicas, saudações e estruturas para formar frases, com o objetivo de oferecer informações sobre itinerários, funcionamento do VLT e esclarecer dúvidas dos clientes.
“Treinamos 100% dos colaboradores em tempo recorde para oferecer um atendimento inclusivo, eficiente e humanizado. A população do Rio e os visitantes merecem um serviço que acolha a todos”, afirmou Rodrigo Feitoza, gerente executivo de Operações do VLT Carioca.
Para a agente de fiscalização Nivea Lisbôa, a experiência tem sido gratificante. “Os clientes que são atendidos em Libras nos agradecem de maneira tão sincera que nos motiva demais. Já vivi situações emocionantes, como quando consegui orientar uma pessoa com deficiência auditiva usando sinais. Ver o agradecimento em seus olhos foi inesquecível”, compartilhou Nivea.
Impacto e relevância da iniciativa
De acordo com o IBGE, cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil possuem algum grau de deficiência auditiva, representando 5% da população. Projetos como este, que promovem acessibilidade e inclusão, são fundamentais para integrar essas pessoas à sociedade e oferecer serviços públicos que respeitem suas necessidades.
A capacitação, ministrada por uma professora surda na sede do VLT Carioca, reforça o compromisso da concessionária em promover um transporte mais democrático e igualitário.
Sobre o curso
- Parceria: Academia CCR e Senai
- Carga horária: Mais de 400 horas de aula
- Conteúdo: Alfabeto em Libras, saudações, formação de frases e atendimento ao público com deficiência auditiva.