O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta as Defesas Civis de cidades do Sul Fluminense e do litoral norte de São Paulo para ocorrência de um ciclone extratropical. O fenômeno pode causar chuvas intensas diárias, com mais de 100 mm, ou seja, coluna de água com um metro de altura, e ventos de mais de 100 km/h.
Segundo o Inmet, o ciclone está se formando nas imediações de São Pedro da Aldeia, município da Região dos Lagos. A previsão é de que ele desça e atinja 44 cidades do Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista e Metropolitana do Rio de Janeiro.
Dada a intensidade da ocorrência meteorológica há risco de corte e descarga de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos, enxurradas, danos em edificações e transtornos no transporte rodoviário.
O Instituto Nacional de Meteorologia recomenda o desligamento de aparelhos elétricos e quadro geral de energia, no momento de chuvas intensas. Nos casos de enxurrada ou fenômeno semelhante, o instituto aconselha armazenar dinheiro, documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em sistuações graves, a pessoa deve procurar abrigo e evitar ficar ao ar livre.
Para mais informações: Defesa Civil, telefone 199; e Corpo de Bombeiros, telefone 193.
Informações: Diário do Vale