O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), publicou, nesta quinta-feira (08/06), em suas redes sociais, uma série de questionamentos e soluções para o esvaziamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), que se agravou com a pandemia. Dessa vez, o chefe do Poder Executivo carioca contou com a ajuda de inteligência artificial para elaborar a postagem.
Nos últimos anos, o Aeroporto Santos Dumont tem operado com capacidade máxima, o que gera uma série de transtornos aos passageiros. Por outro lado, o Galeão opera abaixo do esperado e apresenta um movimento de passageiros e de cargas inferior, o que causa prejuízos financeiros à economia do estado.
Eduardo Paes, com o intuito de assumir a interlocução junto ao Governo Federal, para tentar acelerar a adoção de medidas práticas e imediatas frente a crise que se instala, simulou ter tido sua conta invadida para, didaticamente, discorrer sobre os prejuízos que o problema traz à capital fluminense e cobrar do ministro de Portos e Aeroportos Márcio França e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma ação efetiva.
A inteligência artificial trata de assuntos como: a importância do Galeão para a economia carioca; como o fortalecimento do Galeão pode contribuir para a criação de empregos; redução do número de voos no Santos Dumont, que anda sobrecarregado e corre riscos de segurança; restrição de voos no Santos Dumont para somente ponte-aérea Rio-São Paulo e Rio-Brasília; e proibição de voos internacionais (com conexão direta) saindo do Santos Dumont.
O texto acompanha uma ilustração que ironiza o recente episódio com a companha britânica, Virgin Atlantic, que se apropriou de elementos da cultura carioca para anunciar o seu primeiro voo para a América Latina em um trajeto que ligará Londres, capital da Inglaterra, a São Paulo.
E vale destacar, que Paes chegou a afirmar que a companhia estaria agindo de má fé ao vender a imagem de São Paulo como o ”berço do samba” para os clientes. ”Eles fazem o voo para São Paulo, mas vendem o Rio. Com todo respeito, essa Virgin Atlantic tinha que ser processada por propaganda enganosa”, disse em um tuíte.
Esse tal de GIGante….coitado, como fala besteira e é desinformado, principalmente em relação a Guarulhos….achando que com isso vai “salvar” o aeroporto as moscas do galeão….
E o prefeito falastrão ataca novamente ?….ao inves de resolver as obsessões na terapia, bate na mesma tecla, so fala nesse aeroporto (alias como sera que anda a segurança, saude e educação municipal no RJ?) desista prefeito, SP não tem NADA a ver com as suas frustrações, nao vai mudar o quadro, nao vamos voltar aos anos 80 onde os paulistas que sao a maioria esmagadora da população, fazerem escala ou conexão no galeão, temos nossos próprios aeroportos e voos, e a região sudeste nao comporta 2 aeroportos com a mesma capacidade….o Rio ja tem seus voos internacionais de acordo com a sua demanda, se saem vazios o problema é de vocês….quanto a Virgin Atlantic, que alias ja era para estar voando aqui ANTES da pandemia, la na postagem não esta falando que SP é o berço ou casa do samba, esta falando que o BRASIL é a casa do samba, deixa de mentiras, caso contrário quem merece processo é quem mente SP vai ter mais esse voo e outros que estão por vir, chama se demanda….e para de comparar com SP, Aeroporto de Guarulhos lugares de SP, ao invés de falar demais, seria bom as autoridades de SP verem…. trabalhe e melhore sua cidade, porque você esta a serviço da população do Rio, com questões mais urgentes e nao do que os outros Estados tem….essa inveja ja esta se tornando uma coisa ridícula….enquanto você so reclama, outros Estados como Minas e no Sul passam a perna no seu…
Continua escrevendo mal, só mudou o nome, santa (ignorância).
Frustração? Só se for ao ler suas “opiniões” com esse Português sofrível. Deprimente…
O que é um desastre aéreo num aeroporto carioca, perto do desastre que é esse prefeitinho do Rio e seu ídolo ex-presidiário desgovernando o país?
O perdedor gigANTA partindo para a ignorância resolveu atacar atirando para todos os lados , tadinho seu aeroporto não será o mesmo. Síndrome de torcedor do Botafogo com a piada do Elvis Presley.
Já leu as notícias de 14/06, sANTA “em prantos” Dumont?
Chora mais, doméstico…
Anteontem, a 3ª maior companhia aérea do planeta colocou em funcionamento no Aeroporto Internacional do Galeão seu hangar de manutenção com 60.000 m². Investimento é de mais de 30 milhões de reais e milhares de empregos gerados. O local pode receber até dois Boeings 747 ao mesmo tempo.
Welcome to Rio, United Airlines!
Aos amantes deste aeroporto ocioso em vias de extinção, vocês são igual ao botafogo com a piada do Elvis Presley : Foi famoso , morreu e ainda acreditam que está vivo. Não tem como a demanda voltar a um aeroporto que ninguém quer . Melhor desativar DESATIVAR a pista e fazer condomínios minha casa, minha vida e criar milhares de empregos a população . Aliás já na política já estão vendo que este aeroporto não voltará a ser o mesmo. Antes de 1990 era a única porta de entrada , hoje temos várias como Fortaleza, Confins, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Guarulhos, Viracopos , Curitiba Salvador e Recife . Devido a voos internacionais neste aeroportos que galeao está vazio e prestes a acabar.
Sou Carioca e com todo respeito, não sabemos, em tese o que significa, votar em políticos que atendam os interesses da população, São Paulo não perde negócios, por que sabe que divisas, somam empregos, que somam receitas e etc… O Galeão ? para as estrangeiras sim, a imagem do Brasil lá fora! O Rio ? lindo, quente, pessoas bonitas, praias, carnaval, São Paulo jamais terá esses atrativos, é pra trabalhar não para lazer e ponto final, tem que colocar o Galeão com a demanda de voos para, todo o Brasil e Santos Dumont ponte aérea como era!
– O maior sítio aeroportuário do Brasil chama-se Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, vulgo Galeão;
– Foi pensado e planejado para ser o principal terminal do país;
– Reúne as melhores condições geofísicas e meteorológicas;
– Quase nunca fecha por intempéries climáticas, ao contrário do que ocorre no Santos-Dumont quando cai uma chuvinha;
– É a alternativa quando Guarulhos fecha (e como fecha…);
– Até pelo motivo acima NÃO há hipótese de ser fechado. Não caiam em narrativas;
– Tem controle militar do tráfego aéreo, em alternativa ao controle civil de Guarulhos;
– Possui uma Base Aérea, a do Galeão, fundamental para a Aeronáutica;
– Maior pista de pousos dos aeroportos brasileiros, a maior com 4.000 metros;
– Não possui a serra da Cantareira em seu entorno. Em SP errou a curva, vira mamona.
Então o que aconteceu?
Com a construção do internacional de Cumbica, em Guarulhos, houve um forte lobby de empresários paulistas para beneficiar aquele aeroporto. Chegaram a chantagear o governo, na época do acidente da TAM, ameaçando suspender a construção de hotéis na região do aeroporto, caso o governo insistisse em dividir voos com o Galeão – a alternativa natural.
Cumbica em tupi-guarani significa “nuvem baixa”. Dá para imaginar por que esse aeroporto não poderia ser naquele local, não é verdade? Pior: reparem que a palavra Cumbica foi abandonada pelo marketing do aeroporto. Por motivos óbvios.
Portanto, senhores, devemos acordar para décadas em que assistimos passivamente ao lobby de São Paulo. Lá sabe-se a importância de um aeroporto internacional. E que, em iguais condições, nenhum turista internacional deixaria de pousar no Rio.
Pesquisem o que aconteceu com a região de Confins. O governo de MG fechou a Pampulha e impulsionou aquele longínquo aeroporto. Brasília lucra com a transformação de seu aeroporto. O que ambos têm em comum?
Entenderam o conceito de aeroporto-indústria.
Não precisamos concorrer de forma destrutiva com os demais estados. Basta defender o que é nosso, para impulsionar a economia da cidade e do estado.
Mais uma vez falando mal de Guarulhos, falam mal de Santos Dumont , Viracopos . Típico de pessoas que não aceitam que o desenvolvimento mudou a área aeroportuária e nunca mais vai voltar. É a mesma coisa que reclamar do 787 e querer a volta do demoisele.
787 que você nunca viajou e nem cabe no seu aeródromo – que por sinal possui hífen e D maiúsculo.
Mais uma vez falando (escrevendo) mal o Português.
Essa história do Aeroporto do Galeão, ao que parece, faz parte de algum plano sinistro desse inconfiavel prefeito, de parceria com o ex presidiário lula, para empobrecer o RJ para que, com o salvo conduto dado a bandidagem para sitiar o estado (vide o caso do incêndio de caveirao) e o fim do royalties do petróleo, decretar a intervenção federal em nosso estado.
Galeão era a única porta de entrada para o Brasil . SP este era e ainda é grande centro populacional e de negócios e indústrial não tinha voos internacionais diretos , nem por isso perderam esta posição..Rio já demonstrou que é a principal cidade do.pais para visita de estrangeiros e sem a necessidade do Galeão. Galeão perdeu para várias cidades voos internacionais temos desde Fortaleza , passando por Brasília e Belo.horizonte e chegando lá no sul voos internacionais em Curitiba e Porto Alegre. Ate mesmo no próprio estado o sul do.estado viaja de carro até Guarulhis/SP ou quem mora em cidades com divisa para Minas e Zona da Mata de Minas embarcam por Confins/MG . Pena que uns gananciosos não entendem que este aeroporto não dá mais para competir contra o desenvolvimento brasileiro. Talvez seja por interesse individuais ou por mera burrice. ALIAS até hoje as cias aereas não questionaram em querer voltar para Galeão. Somente a Azul foi sensata em dizer que a demanda é que dita as regras por onde quer viajar. Este aeroporto esta obsoleto e precisa suas pistas ser substituídas por outras economias que vão gerar moradia (projeto minha casa , minha vida) , emprego e desenvolvimento para está cidade . Impressionante é que nas esferas do. meio político já estão abrindo os olhos para está substituição e desativação desta pista de voos.
Ontem foi inaugurado o hangar de manutenção da United Airlines no aeroporto internacional do Galeão, salvando milhares de empregos diretos e indiretos. Isso significa que essa mão de obra extremamente qualificada e que reside no estado aqui permanecerá.
Após estudos macroeconômicos, longas pesquisas e constatações práticas, alguém desse estado que seja contra o Galeão só o faz por desconhecimento ou porque será prejudicado com a retomada daquele aeroporto.
Aeroporto obsoleto , ninguém mais embarca neste aeroporto para voos internacionais . Nordeste usa Salvador, Fortaleza, Recife . Sudeste usa Brasília , Belo Horizonte , Guarulhos e Viracopos. SUL utiliza Porto Alegre , Curitiba , Guarulhos e Campinas e até mesmo moradores de cidades fluminense co.divisa para São.Paulo utilizam Guarulhos e Campinas. Antes realmente só existia Galeão como.porta de entrada para exterior , mas o desenvolvimento fez que outros aeroporto passarem.a.ter vôos internacionais . MELHOR FECHAR E DESATIVAR AS PISTAS E SER SUBSTITUIDO POR OUTRAS ATIVIDADES ECONOMICAS.
A United Airlines acaba de discordar de sua opinião.
Ué , não tem Carnaval em São Paulo?
Pergunte a inteligência artificial se ela quer trocar beber coca cola por Pepsi ou assistir um jogo em São Januário e perder este jogo sendo jogado no Maracanã. Ninguém quer embarcar no Galeão