Luiza Gottschalk inaugura sua primeira individual no Rio com a exposição “SOL”

Mostra reúne obras inéditas da série "Woods", resultado de residência artística em Nova Iorque, no Parque das Ruínas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A exposição “SOL”, primeira individual da artista Luiza Gottschalk no Rio de Janeiro, estará em cartaz até o dia 18 de outubro no Centro Cultural Municipal Parque Glória Maria (Parque das Ruínas), em Santa Teresa. A mostra traz, pela primeira vez, a série completa “Woods”, iniciada durante a residência artística que Gottschalk realizou em Nova Iorque no ano passado. A artista também fará uma fala aberta ao público no dia 17 de outubro, às 17h.

Composta por mais de uma dezena de pinturas, a exposição explora as entradas de bosques e troncos que parecem extrapolar os limites das telas, sugerindo uma fusão entre a materialidade da tinta e o espaço em torno do espectador. As obras apresentam uma técnica inovadora, onde Gottschalk retira camadas de tinta utilizando tecidos, criando fendas que remetem a cicatrizes na superfície pictórica. Essas aberturas nas pinturas, segundo a artista, são um convite para dimensões temporais e espaciais diferentes, evocando a imersão em um universo paralelo.

— Ao trabalhar com a técnica dos tecidos, comecei a ver esses espaços como entradas de bosques. Os troncos surgem na contraluz, e a própria tinta retirada do processo dá vida a essas cicatrizes que parecem criar um outro espaço na tela — explica Luiza.

Graduada em Artes Cênicas e Artes Plásticas, e pós-graduada em Artes Visuais pela FAAP, Luiza Gottschalk já expôs suas obras em São Paulo, Nova Iorque, Brasília e Minas Gerais. Sua produção artística é fortemente influenciada por sua infância na Serra da Mantiqueira, onde a observação da paisagem aquática e dos elementos naturais moldou sua linguagem visual. A técnica singular de inserir panos e água entre a tinta e a tela é uma característica marcante de sua obra, que reflete sua relação com a natureza, especialmente com rios e florestas.

Serviço:
Exposição: “SOL”, de Luiza Gottschalk
Onde: Centro Cultural Municipal Parque Glória Maria (Parque das Ruínas), Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Quando: Até 18 de outubro, de terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada: Gratuita
Informações: (21) 2215-0621
Redes sociais: @parquedasruinasoficial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Luiza Gottschalk inaugura sua primeira individual no Rio com a exposição "SOL"
lapa dos mercadores 2024 Luiza Gottschalk inaugura sua primeira individual no Rio com a exposição "SOL"
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui