Mais de 20% dos eleitores mantêm voto em Paes em todos os cenários de pesquisa para Prefeito do Rio em 2024

Dados são de pesquisa realizada pelo Instituto Rio21 e o DIÁRIO DO RIO para saber em quem os moradores da cidade pretendem votar nas próximas eleições, em 2024

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos

O Instituto Rio21 e o DIÁRIO DO RIO fizeram uma pesquisa entre os dias 9 e 12 de janeiro, com 1.476 cariocas, para saber em quem os moradores da cidade pretendem votar para assumir a Prefeitura do Rio de Janeiro nas próximas eleições, em 2024.

Já foram publicadas duas matérias sobre este assunto. Na primeira, foram analisados os resultados gerais da pesquisa; na segunda, foi feita uma análise do desempenho de Eduardo Paes (PSD) e Flávio Bolsonaro (PL) em um possível cenário eleitoral no futuro.

Apesar de Paes ter levado a melhor em todos os 6 cenários aventados pela pesquisa, fica a dúvida se seu bom desempenho se deve à uma base eleitoral sólida ou se os eleitores avaliaram cenário a cenário, podendo migrar seu voto para outro possível candidato conforme outros nomes surgiam.

A pesquisa mostrou que uma parcela relevante dos cariocas mantém o voto em Eduardo Paes em qualquer um dos contextos. Em números, aproximadamente 22,4% votariam em Paes independentemente do cenário eleitoral:

Advertisement
image 32 Mais de 20% dos eleitores mantêm voto em Paes em todos os cenários de pesquisa para Prefeito do Rio em 2024
Percentual de intenção de voto em Eduardo Paes (PSD) por cenário e percentual de intenção de voto em Eduardo Paes independentemente do cenário. Fonte: Pesquisa de Intenção de Voto realizada pelo Diário do Rio e Instituto Rio21. Elaboração: Instituto Rio21.

É importante ressaltar que, em todos os cenários, o percentual de cariocas que votariam em Paes é maior que esses 22,4%. Isso significa que a migração das intenções de voto favoreceu o prefeito, que esteve sempre à frente dos outros nomes. Na média, Paes obteve 9,28 pontos percentuais além dos 22,4% dos eleitores que manteriam o voto nele independentemente dos outros candidatos disponíveis.

Os maiores ganhos foram nos cenários 2 e 5. No caso do Cenário 2, a disputa era principalmente contra General Pazuello (PL), o que pode ter motivado alguns cariocas a optarem pelo voto útil. Já o Cenário 5 era composto por candidatos menos competitivos, e o percentual de respostas para Branco/Nulo e Não sabe/Não respondeu chegou a somar mais do que o percentual de votos de Paes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 20% dos eleitores mantêm voto em Paes em todos os cenários de pesquisa para Prefeito do Rio em 2024
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui