Mais de 60% das escolas possuem computadores, mas poucas têm acesso à internet

O Censo Escolar 2022 levantou informações importantes sobre as escolas de ensino básico de todo o país e o Instituto Rio21 fez um mapeamento desses aspectos para as escolas cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Foto de Dids: https://www.pexels.com/pt-br/foto/navegando-procurando-sala-de-aula-companhia-5499551/

Um assunto cada vez mais discutido na educação é o uso de tecnologias para intermediar o processo de ensino e aprendizagem. Um exemplo de iniciativa nesse sentido é o Instituto Vini.Jr, que entrou com tudo nesse debate, apoiando escolas públicas levando a tecnologia do aplicativo BASE para auxiliar no dia-a-dia das salas de aula.

O Censo Escolar 2022, divulgado recentemente, levantou informações importantes sobre as escolas de ensino básico de todo o país, tornando possível saber, por exemplo, quais escolas possuem computadores, televisões e internet disponíveis para os alunos. O Instituto Rio21 fez um mapeamento desses aspectos para as escolas cariocas.

A maioria das escolas (91,44%) possui equipamento de televisão. Se verificarmos os percentuais por dependência, todas as escolas federais da cidade possuem esse equipamento.

No que diz respeito a computadores de mesa, o cenário é um pouco diferente. Mais de 60% das escolas em todos os níveis possuem computadores, em especial as federais. Ainda assim, muitas escolas não possuem esse equipamento para que os estudantes possam utilizar:

Advertisement

Leia também

10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender

Polícia Militar planeja ampliar sistema de reconhecimento facial para 650 câmeras no RJ

image 13 Mais de 60% das escolas possuem computadores, mas poucas têm acesso à internet
Posse de computadores de mesa para uso dos estudantes, por tipo de dependência escolar na cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Censo Escolar 2022. Elaboração: Instituto Rio21.

O caso do acesso à internet chama ainda mais atenção. Nesse caso, a maioria das escolas não possui internet disponível para os alunos. A única exceção é no caso das escolas federais, mas o número dessas escolas é relativamente pequeno quando comparado aos outros tipos de dependência.

image 14 Mais de 60% das escolas possuem computadores, mas poucas têm acesso à internet
Fornecimento de internet para uso dos alunos, por tipo de dependência escolar na cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Censo Escolar 2022. Elaboração: Instituto Rio21.

Esse quadro geral nos informa, por exemplo, que mesmo que a maioria das escolas ofereçam computadores para uso dos alunos, algumas delas não oferecem internet para que seu uso seja mais proveitoso.

Além disso, a falta de acesso à internet dificulta, de forma geral, a inserção de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, limitando, inclusive, os planos de ensino dos professores.

Esta é a terceira matéria do Instituto Rio21 com análises dos dados do Censo Escolar 2022. As outras matérias podem ser acessadas através dos links a seguir:

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 60% das escolas possuem computadores, mas poucas têm acesso à internet

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui