Miguel Pereira vai ganhar uma Maria Fumaça. Com uma tripulação vestida com trajes de época, o trem turístico vai contar a história da cidade do Sul Fluminense e do estado, desde a época da colonização. Ao todo, o passeio terá 9 km de percurso, entre Miguel Pereira e Portela.
A ideia do prefeito de Miguel Pereira, André Português, é atrair mais turistas e fortalecer o vínculo de pertencimento nos moradores da região, além da gerar emprego e renda. Mais de 90% das obras estão concluídas e serão entregues para as férias de junho.
“A Maria Fumaça é mais uma atração da cidade, que hoje recebe o dobro de turistas, depois da inauguração do Parque dos Dinossauros, da Rua Coberta e da Rua Torta. Os investimentos em turismo significam desenvolvimento para Miguel Pereira, ajudando a movimentar a economia, com o crescimento do comércio e da rede hoteleira“, disse o prefeito.
A locomotiva histórica – cedida pela Fecomércio-RJ – funcionará nos finais de semana e feriados, contando inclusive com viagens noturnas aos sábados.
André Português já afirmou ao DIÁRIO DO RIO que vai transformar a cidade na ‘Gramado fluminense’. Além disso, durante o Carnaval deste ano, Miguel Pereira foi considerada uma das cidades mais seguras do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública, entre 17 e 22 de fevereiro, foram realizadas apenas duas apreensões de drogas.
Se não conheciam, agora conhecem uma cidade ladra! História fake! Na época do Império o que é hoje Miguel Pereira era um povoadinho de m###a! A cidade que realmente tem história é Paty do Alferes onde em 1700 já existia uma povoação que em, acho em 1821, foi alçada a comarca, com todos os elementos necessários à constituição de uma cidade (juiz, cadeia pública, forum, etc). Para terem idéia nesta época Vassouras fazia parte da Comarca de Paty. Era por Paty que passava o Caminho das Minas, aberto p/ ter uma estrada terrestre que não fosse terminar em Paraty, com seus ataques de piratas. Com o esgotamento das terra p/ a plantação de café, as lavouras foram se deslocando para o Sul, e a portuguesada plantadora de café e com influência na Corte, se deslocando p/ Vassouras fizeram com que a sede da Comarca fosse transferida de Paty do Alferes p/ lá. Procurem por uma história de Miguel Pereira verdadeira. Não existe! Só fake! Nunca passou de uma roça de caboclos lá instalados só depois de meados do Séc. XIX!