Na manhã desta quinta-feira, (15/09), Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) deu continuidade a Operação Apanthropía, que visa identificar e punir envolvidos em esquema de desvio de dinheiro de recursos públicos de Itatiaia, no Sul fluminense. Na ação, seis pessoas foram presas, incluindo o vereador e ex-prefeito Silvano Rodrigues da Silva.
Também são alvos da operação: Clébio Lopes Pereira, o “Jacaré”, Fábio Alves Ramos, ex-chefe de gabinete do prefeito de Itatiaia; Julio Cesar da Silva Santiago, o “Julinho”, e Édnei da Conceição Cordeiro, ex-secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Itatiaia e Geilson Dias de Almeida, suplente de vereador, atuado em flagrante por porte de arma.
Clébio Jacaré é empresário e candidato a deputado federal nas eleições deste ano. MPRJ afirma que Jacaré comandou um grupo que fraudou contratos entre as empresas e o município. Na casa dele, promotores apreenderam cerca de R$ 30 mil e 3 mil dólares em espécie. O acusado declarou ao TSE ter R$ 5,1 milhões em espécie.
A Operação Apanthropía também investiga a existência de servidores fantasmas e a prática de rachadinhas.
Cerca de 97 agentes do MP saíram de Volta Redonda para cumprir 41 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão em Itatiaia, Valença, Angra dos Reis, no distrito de Visconde de Mauá, em Resende, e no Rio de Janeiro (RJ).
A operação é realizada por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Justiça Junto ao Juizado Especial Adjunto Criminal de Resende e de Investigação Penal de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).