Nova ‘orla’ do Centro de Niterói é inaugurada pela Prefeitura

Avenida Visconde do Rio Branco e Praça Arariboia foram revitalizadas

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Inauguração da ''orla'' do Centro de Niterói após obras de revitalização da região - Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, entregou, no último sábado (12/04), as obras de revitalização da Avenida Visconde do Rio Branco, considerada a ”orla” do Centro da cidade.

PUBLICIDADE

Os trabalhos foram realizados pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), com um investimento total de cerca de R$ 80 milhões. A Praça Arariboia conta agora com duas novas áreas para contemplação, iluminação em LED, paisagismo e espaços abertos com vista para a Baía de Guanabara. Também foi construído um novo boulevard, que conecta a praça ao Caminho Niemeyer, passando ao lado do Shopping Bay Market.

”Essa obra é parte do início de uma grande transformação do Centro de Niterói, assim como a gente transformou a geografia urbana com o túnel Charitas-Cafubá e a Região Oceânica se tornou num vetor de desenvolvimento sustentável. Agora, é a vez do Centro, que voltará a ser um local agradável de moradia, unindo economia criativa, economia do mar e economia do conhecimento. É isso o que a gente quer. Vamos fazer de Niterói a melhor cidade em qualidade de vida do Brasil”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

Todo o calçamento da via foi requalificado nos dois sentidos. Quatro novas estações de ônibus nos moldes da TransOceânica foram instaladas. Foram definidos novos pontos de embarque e desembarque e de carga e descarga. Um nova ciclovia foi implementada, integrando a orla do centro.

Foi realizada, ainda, a ampliação do Bicicletário Arariboia, que passa a ter 486m², após a incorporação do terreno ao lado. O equipamento recebeu novos módulos com cobertura e suportes para estacionamento vertical e horizontal, além de câmeras de monitoramento e grelhas para drenagem de águas pluviais. Para atender às bicicletas elétricas, foram implantados 20 pontos de recarga com 10 tomadas duplas.

O Terminal Sul passou por melhorias, com um aumento de 50% na capacidade, além da inclusão de uma terceira plataforma que desativou os pontos de ônibus em frente à antiga loja da Leader e junto à Praça Arariboia. O local passou a ter pontos de ônibus nos moldes da TransOceânica, piso intertravado, iluminação em LED e sinalização horizontal e vertical.

O processo de revitalização teve início em 2023, com a recuperação do entorno do Mercado São Pedro, que recebeu melhorias como ampliação da rede de drenagem, nova pavimentação, calçadas, meios-fios, iluminação, reconfiguração do estacionamento e paisagismo.

As calçadas entre o Mercado de Peixe e a Praça Juscelino Kubitschek foram renovadas com um trabalho artesanal cuidadoso de colocação de pedras portuguesas. No entorno do Parque Esportivo da Concha Acústica, melhorias como criação de mão inglesa na Rua General Osório, nova drenagem, calçadas, acessibilidade e paisagismo garantiram uma integração completa com a pista de atletismo da UFF.

No Gragoatá, as ruas Alexandre Moura e Coronel Tamarindo foram revitalizadas, ganhando iluminação em LED, calçadas requalificadas, ciclovias e pavimentação renovada. As praças Duque de Caxias e Santos Dumont também passaram por intervenções, oferecendo aos moradores espaços de convivência modernizados e agradáveis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Nova 'orla' do Centro de Niterói é inaugurada pela Prefeituraddr newsletter Nova 'orla' do Centro de Niterói é inaugurada pela Prefeitura

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui