O entorno da Curva Chico Anysio e o painel em homenagem ao comediante, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, vão passar por intervenções de revitalização promovidas pela Prefeitura do Rio, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Nesta quinta-feira (20), vários órgãos municipais atuarão no local.
Estão previstas ações de limpeza, poda e roçada pela Comlurb; reposição de tampas de bueiros pela Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA); instalação de novos pontos de iluminação pela Rioluz; implantação de placas de sinalização pela CET-RIO; e finalização do grafite do painel do artista.
As obras de revitalização serão feitas também em atenção à segurança do local, que é um dos principais pontos de passagem de veículos entre os bairros da Barra da Tijuca, Barra Olímpica e Jacarepaguá.
Vários motoristas foram alvo de furtos e assaltos nos últimos tempos, na Curva. A presença de leucenas – espécie de vegetação invasora – contribui para a insegurança da via, que agora vai ganhar novas cores e iluminação. À frente do projeto de paisagismo está a empresa Crescer, adotante dos 7.160 m² da Curva Chico Anysio.
Idealizada pelo empresário do ramo de paisagismo, Renato Britto, a revitalização conta com o apoio da Subprefeitura da Barra, que segue os exemplos bem-sucedidos de outras áreas do Rio, que já foram recuperadas.
O subprefeito Raphael Lima, destacou que o conjunto de intervenções têm como objetivo tornar o local organizado, limpo, iluminado e visualmente mais agradável para os motoristas que passam pela Curva, além de aumentar a sensação de segurança.
“Com essas intervenções estamos recuperando um espaço público que leva o nome dessa figura tão carinhosa para todos os brasileiros. Essa revitalização representa claramente o nosso objetivo de incorporar as paisagens urbanas nas ações de zeladoria da Subprefeitura da Barra”, comentou o subprefeito.
O empresário Renato Britto ressaltou que as intervenções têm ainda a intenção de preservar e manter viva a imagem de Chico Anysio, através dos grafites do consagrado artista Marlon Muk.
A segunda etapa do projeto prevê ainda a criação de um horto de plantas ornamentais, além de um mudário que dará suporte à Prefeitura no plantio de espécies nativas. O local poderá receber atividades de educação ambiental.