Orgulho em dose dupla: alunas da rede estadual conquistam ouro no Mundial de Jiu-jítsu

Jovens atletas superam desafios e brilham em competição internacional nos Emirados Árabes Unidos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

As estudantes Thaiammy Paixão, do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, e Agatha Azevedo, do Colégio Estadual Augusto Cezário Diaz André, conquistaram o ouro no Mundial de Jiu-jítsu, realizado nos Emirados Árabes Unidos. Representando o Brasil e a rede estadual de ensino, as jovens atletas destacaram-se em suas respectivas categorias e são exemplos de superação e determinação.

Thaiammy Paixão: prodígio no tatame

Desde que começou a competir em 2017, Thaiammy acumula títulos e medalhas em sua trajetória esportiva. Em 2022, passou a disputar torneios internacionais, conquistando o primeiro lugar no International Pro Dubai, onde venceu adversárias experientes logo em sua estreia mundial.

Hoje, a atleta, que compete na categoria até 82 kg, treina nos Emirados Árabes e estuda à distância com o apoio do C.E. Visconde de Itaboraí, que envia o material pedagógico para que ela mantenha os estudos em dia.

“Palavras não são capazes de descrever a sensação de me tornar uma campeã mundial. Depois de tanto esforço, ver que minha dedicação foi recompensada é incrível. Sou muito grata por representar meu país, minha equipe, meus patrocinadores e minha escola, que sempre me apoia”, disse Thaiammy, emocionada.

Agatha Azevedo: força e resiliência

Com apenas três anos de prática diária no bairro Laranjal, em São Gonçalo, a atleta Agatha Azevedo, faixa verde e aluna do Colégio Estadual Augusto Cezário Diaz André, venceu todas as lutas na categoria até 57 kg, mesmo enfrentando desafios antes da competição.

“Minha vitória é resultado de luta e persistência. Quebrei o dedo duas semanas antes do Mundial e estava com febre na véspera do campeonato. Mas o jiu-jítsu mudou minha vida, me ensinou a lidar com as emoções e, hoje, sou uma jovem campeã mundial”, afirmou a estudante, emocionando colegas e familiares.

Agatha treina pelo projeto socioesportivo Escola de Lutas José Aldo, que transforma vidas ao proporcionar oportunidades para jovens por meio do esporte.

Esporte e educação: uma combinação vitoriosa

A conquista de Thaiammy e Agatha é celebrada como exemplo de como o esporte pode transformar vidas e inspirar jovens estudantes. Segundo a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, iniciativas como essa reforçam o papel do esporte na melhoria da qualidade educacional.

“O esporte corrobora a melhoria da qualidade da educação. Agatha e Thaiammy, parabéns pela conquista de vocês. Que exemplos como o de vocês ajudem a construir uma juventude melhor para o estado do Rio de Janeiro,” concluiu a secretária.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orgulho em dose dupla: alunas da rede estadual conquistam ouro no Mundial de Jiu-jítsu

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui