Orla Rio pede para que quiosques permaneçam abertos

Orla Rio reclama da decisão da Prefeitura do Rio de fechar todos os quiosques, já que tem funcionamento similar a bares e restaurantes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/Diario do Rio

A Orla Rio, que responde por quiosques no litoral carioca, emitiu um comunicando pleiteando junto à Prefeitura do Rio para que os quiosques se mantenham abertos durante o Toque de Recolher. De acordo com as medidas restritivas feitas por Eduardo Paees(DEM), os quiosques serão obrigados a fechar desta sexta-feira (05/03) até a próxima quinta (11/03).

De acordo com a Orla Rio, os quiosques atuam da mesma que bares e restaurantes (que poderão abrir, mas em horário reduzido), por estarem muito mais adaptados ao enfrentamento do vírus que alguns comércios e por não serem causadores de aglomeração na praia, e pede para que as unidades possam se manter em funcionamento.

A nossa principal preocupação é a preservação da vida. Vivemos um período crítico e sabemos que certas medidas restritivas são extremamente necessárias para o controle da evolução da pandemia. O que queremos é que os quiosques tenham a mesma isonomia dos bares e restaurantes que se encontram nos mesmos bairros por serem muito mais adaptados ao enfrentamento do vírus, estarem ao ar livre e não serem causadores de aglomeração na praia. Afinal, o fechamento dos quiosques não vai esvaziar as praias, que continuarão recebendo milhares de pessoas, que passarão a recorrer a serviços de entregas e ao comércio irregular caso queiram consumir. Para nós, essa restrição aos quiosques poderá piorar o problema pois irá trazer mais informalidade e desordem urbana. Acreditamos que, ao contrário, podemos contribuir para o uso seguro dessa área de lazer“, diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

O comunicado conclui: Do Leme ao Pontal, funcionam 309 quiosques, que empregam cerca de 5 mil pessoas direta e indiretamente. Com a chegada da pandemia, a Orla Rio criou o projeto Recomeço, que preparou os quiosques para a reabertura e deu todo o suporte aos seus operadores. O resultado disso foi que apenas três dos 309 quiosques fecharam definitivamente. Com o novo decreto, que vigora a partir das 17h do dia 5 de março, os quiosques deverão ficar fechados, enquanto bares e restaurantes ficarão restritos para funcionar das 6h às 17h, com a circulação do público limitada a 40% da capacidade.

Advertisement

SindRio critica restrições

Por meio de nota oficial divulgada nesta quinta-feira (04/03), o Sindicato de Bares e Restaurantes do Município do Rio de Janeiro (SindRio) criticou o ”toque de recolher” implementado pela Prefeitura.

Segundo eles, a decisão do Poder Executivo Municipal faz desta quinta o ”pior dia desde o início da pandemia”. Além disso, o SindRio disse ”esperar que a Prefeitura tenha sensibilidade social e flexibilize o decreto o quanto antes”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orla Rio pede para que quiosques permaneçam abertos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui