Veja como são as coisas da política, a família Fernandes, que domina a política da Zona Norte do Rio de Janeiro, que parecia morta politicamente após não conseguir a vitória de Pedro Fernandes para governador, e ficar pela primeira vez em décadas sem um representante na ALERJ, deve dar a volta por cima de forma espetacular.
Primeiro Pedrinho, como chamam os íntimos, conseguiu ser Secretário de Educação de Wilson Witzel (PSC), depois de apoia-lo no 2º turno contra Eduardo Paes (DEM) e abandonar o PDT. Depois viu Luiz Martins (PDT) ser preso, o que abriu para que o deputado de seu grupo, que tinha ficado como 1º suplente dos Trabalhistas, Sérgio Fernandes assumir a vaga.
E, hoje, nesta sexta-feira, 29/03, acabei de saber que o nome de Pedro Fernandes é considerado um dos favoritos para ocupar o lugar de Marcelo Crivella (PRB) no caso de seu impeachment, e da eleição ser indireta. Afinal, ele contaria com todo o poder de sua mãe, Rosa Fernandes (MDB) e de seu ótimo relacionamento com vários políticos da Câmara dos Vereadores, alguns que acompanharam seu crescimento e amadurecimento político.
Soma que Fernandes ainda contaria com o beneplácito do governador Witzel, do presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia (DEM). E mesmo sendo de centro-esquerda, não seria mal visto pelo clã Bolsonaro, da mesma forma que a esquerda carioca não veria problemas.
E quanto a Cesar Maia (DEM) e Eduardo Paes (DEM)? Ambos disseram que não querem ser candidatos em uma eleição indireta. Só faltaria mesmo que o todo poderoso Jorge Felippe (MDB) concorde.
Vale ressaltar que são apenas conjecturas a partir do que escutamos de vereadores e de parte da imprensa carioca.
[…] Já na, no momento improvável, indireta ele dificilmente ganharia, os vereadores certamente preferirão escolher um dos seus. A não ser que junto do PSol e do NOVO queiram um nome de consenso, mas dificilmente seria de um neófito como Calero. Ainda aposto que o melhor nome em 2019 seria o de Pedro Fernandes Neto. […]
Rodrigo Maia é presidente da Câmara dos Deputados, não do Congresso .
QUER SABER?
Da nova geração de Prefeitos, o meu candidato foi o Eduardo Paes e teria sido na eleição passada se tivesse optado por uma candidatura SEM PARTIDO, POR CONSEQUÊNCIA acabei por não votar em nenhum outro candidato.
O Pedro é está como secretário. Já vi um ato dele nas leis é dos bons.
[…] Update: Pedro Fernandes surge como um nome que está se consolidando. […]