O bairro da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ganhou, no último sábado (30/10), uma estátua de fibra de vidro. Localizada no Largo da Penha, na junção das avenidas Nossa Senhora da Penha com Braz de Pina, o monumento é intitulado de ”Homens de Fibra” e homenageia Antonio Oliveira, mais conhecido como ”Touro”, e Alcino Oliveira, o ”Dentinho”, 2 mestres capoeiristas reconhecidos nacional e internacionalmente.
Durante muitos anos eles lideraram a ”Roda da Penha”, uma das mais tradicionais de todo o Rio no segmento capoeirista, inclusive sendo registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do povo carioca.
Vale ressaltar que a estátua foi esculpida em tamanho real, com os personagens homenageados praticando movimentos característicos da capoeira. O monumento é de pesquisa e autoria do historiador Gabriel Siqueira e do professor Raphael Calvo.
Mudando de assunto, mas ainda sobre a região, na última quinta-feira (28/10), o DIÁRIO DO RIO publicou uma reportagem detalhando pontos importantes da Penha, Penha Circular e Vila da Penha, 3 bairros distintos mas que, por vezes, confundem as pessoas que não conhecem a área, pelo fato de terem a mesma palavra em seus respectivos nomes.