Penha, na Zona Norte do Rio, ganha estátua homenageando nomes importantes da capoeira

Monumento, inaugurado no sábado (30/10) no Largo da Penha, celebra Antonio Oliveira, o ''Touro'', e Alcino Oliveira, o ''Dentinho'', mestres capoeiristas reconhecidos nacional e internacionalmente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estátua em homenagem a mestres capoeiristas na Penha - Foto: Reprodução/TV Globo

O bairro da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ganhou, no último sábado (30/10), uma estátua de fibra de vidro. Localizada no Largo da Penha, na junção das avenidas Nossa Senhora da Penha com Braz de Pina, o monumento é intitulado de ”Homens de Fibra” e homenageia Antonio Oliveira, mais conhecido como ”Touro”, e Alcino Oliveira, o ”Dentinho”, 2 mestres capoeiristas reconhecidos nacional e internacionalmente.

Durante muitos anos eles lideraram a ”Roda da Penha”, uma das mais tradicionais de todo o Rio no segmento capoeirista, inclusive sendo registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do povo carioca.

Vale ressaltar que a estátua foi esculpida em tamanho real, com os personagens homenageados praticando movimentos característicos da capoeira. O monumento é de pesquisa e autoria do historiador Gabriel Siqueira e do professor Raphael Calvo.

Mudando de assunto, mas ainda sobre a região, na última quinta-feira (28/10), o DIÁRIO DO RIO publicou uma reportagem detalhando pontos importantes da Penha, Penha Circular e Vila da Penha, 3 bairros distintos mas que, por vezes, confundem as pessoas que não conhecem a área, pelo fato de terem a mesma palavra em seus respectivos nomes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Penha, na Zona Norte do Rio, ganha estátua homenageando nomes importantes da capoeira
lapa dos mercadores 2024 Penha, na Zona Norte do Rio, ganha estátua homenageando nomes importantes da capoeira

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui