Pesquisa mostra que nível de felicidade por ser carioca está em queda

Dados fazem parte da 3ª edição da Pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada pelo Instituto Rio21

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea do Rio de Janeiro - arquivo - Foto: Rafa Pereira / Diário do Rio

Por: Ana Flávia Assumpção (Diretora de Pesquisa) e Carolina Carvalho (Pesquisadora)

Nesta segunda-feira (21/03) foram divulgados os resultados iniciais da 3ª edição da Pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada pelo Instituto Rio21. Em continuidade, nesta quarta-feira (23/03), apresentamos um comparativo dos sentimentos de felicidade por ser carioca frente a gestão atual apresentados no monitoramento anterior – realizado em novembro de 2021 – e no mais recente, realizado em março de 2022.

A análise realizada observando o comportamento dos sexos indicou uma queda significante no nível de felicidade de ambos entre novembro de 2021 e março de 2022.

Nesse período, o percentual de entrevistadas que afirmaram estarem felizes ou muito felizes por serem cariocas caiu 11 pontos percentuais. De forma semelhante, a redução na parcela de entrevistados que se sentem assim foi de 13,1 pontos percentuais.

image 24 Pesquisa mostra que nível de felicidade por ser carioca está em queda

Por sua vez, o estudo do Instituto Rio21 também observou que a felicidade por ser carioca sofreu redução entre os moradores da cidade do Rio de Janeiro de todas as faixas etárias. Os grupos que apresentaram o maior nível de felicidade em novembro/21 foram os que presenciaram maior queda.

O percentual de respondentes de 16 a 24 anos que declararam estarem felizes ou muito felizes por serem cariocas diminuiu 15,6 pontos percentuais em março/22. Já para a faixa etária de 25 a 29 anos, o número caiu pela metade: em novembro era 50,8% e em março passou para 25,4%.

image 25 Pesquisa mostra que nível de felicidade por ser carioca está em queda

Seguindo a tendência de queda, a felicidade por ser carioca também caiu entre os moradores das diferentes regiões do município do Rio de Janeiro. No entanto, os moradores da Zona Oeste e Zona Norte continuaram sendo os entrevistados menos felizes por serem cariocas e os morados do Centro e Zona Sul, os mais felizes.

image 26 Pesquisa mostra que nível de felicidade por ser carioca está em queda

Essa redução na percepção de felicidade por ser carioca, entre diferentes grupos populacionais, acompanha a queda na avaliação positiva e na falta de otimismo referente a atuação da gestão municipal em diversas áreas.

Com a vivência de experiências difíceis no dia a dia, como por exemplo, ao andar de transporte público – em especial o BRT – é inevitável que o sentimento de felicidade por viver no Rio de Janeiro também sofra um abalo.

Em março de 2022, foram ouvidos 3401 moradores da cidade do Rio de Janeiro, entre 04 e 06 de março de 2022, de forma online. A próxima avaliação está prevista para ser realizada no mês de julho, dando continuidade a um ciclo de pesquisas periódicas, que deverá perdurar até o final desta gestão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa mostra que nível de felicidade por ser carioca está em queda

1 COMENTÁRIO

  1. Saímos de um governo, Crivella, e entramos otimistas no governo Paes que só tem decepcionado. Começando pelas suas escolhas eletivas como Felipe Santa Cruz e envolvimento com toda ilicitude política do país. Lulas, Sérgios Cabrais, Rodrigos Maias….decepção. Não é aquele outro governo do Eduardo Paes.
    É só fazer a cronologia desde que saiu Crivella e entrou o Paes que verão que estou certo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui