Por: Ana Flávia Assumpção (Diretora de Pesquisa) e Carolina Carvalho (Pesquisadora)
Nesta segunda-feira (21/03) foram divulgados os resultados iniciais da 3ª edição da Pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada pelo Instituto Rio21. Em continuidade, nesta quarta-feira (23/03), apresentamos um comparativo dos sentimentos de felicidade por ser carioca frente a gestão atual apresentados no monitoramento anterior – realizado em novembro de 2021 – e no mais recente, realizado em março de 2022.
A análise realizada observando o comportamento dos sexos indicou uma queda significante no nível de felicidade de ambos entre novembro de 2021 e março de 2022.
Nesse período, o percentual de entrevistadas que afirmaram estarem felizes ou muito felizes por serem cariocas caiu 11 pontos percentuais. De forma semelhante, a redução na parcela de entrevistados que se sentem assim foi de 13,1 pontos percentuais.
Por sua vez, o estudo do Instituto Rio21 também observou que a felicidade por ser carioca sofreu redução entre os moradores da cidade do Rio de Janeiro de todas as faixas etárias. Os grupos que apresentaram o maior nível de felicidade em novembro/21 foram os que presenciaram maior queda.
O percentual de respondentes de 16 a 24 anos que declararam estarem felizes ou muito felizes por serem cariocas diminuiu 15,6 pontos percentuais em março/22. Já para a faixa etária de 25 a 29 anos, o número caiu pela metade: em novembro era 50,8% e em março passou para 25,4%.
Seguindo a tendência de queda, a felicidade por ser carioca também caiu entre os moradores das diferentes regiões do município do Rio de Janeiro. No entanto, os moradores da Zona Oeste e Zona Norte continuaram sendo os entrevistados menos felizes por serem cariocas e os morados do Centro e Zona Sul, os mais felizes.
Essa redução na percepção de felicidade por ser carioca, entre diferentes grupos populacionais, acompanha a queda na avaliação positiva e na falta de otimismo referente a atuação da gestão municipal em diversas áreas.
Com a vivência de experiências difíceis no dia a dia, como por exemplo, ao andar de transporte público – em especial o BRT – é inevitável que o sentimento de felicidade por viver no Rio de Janeiro também sofra um abalo.
Em março de 2022, foram ouvidos 3401 moradores da cidade do Rio de Janeiro, entre 04 e 06 de março de 2022, de forma online. A próxima avaliação está prevista para ser realizada no mês de julho, dando continuidade a um ciclo de pesquisas periódicas, que deverá perdurar até o final desta gestão.
Saímos de um governo, Crivella, e entramos otimistas no governo Paes que só tem decepcionado. Começando pelas suas escolhas eletivas como Felipe Santa Cruz e envolvimento com toda ilicitude política do país. Lulas, Sérgios Cabrais, Rodrigos Maias….decepção. Não é aquele outro governo do Eduardo Paes.
É só fazer a cronologia desde que saiu Crivella e entrou o Paes que verão que estou certo.