A tempestade que atingiu Petrópolis na última terça-feira (15/02) deixou mais de 40 mortos e dezenas de desabrigados. No entanto, a cidade ainda corre o risco de ter mais chuva nesta quarta-feira (16/02). De acordo com o Climatempo, podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite.
A previsão é de 25 milímetros de chuva nesta quarta, bem abaixo do acumulado desta terça-feira, quando Petrópolis chegou a registrar 126 milímetros em apenas uma hora.
A chuva deve continuar ao longo da semana, mesmo que mais fraca. Nesta quinta-feira (17/02), a previsão é a mesma: sol entre nuvens durante o dia e possibilidade de pancadas de chuva que, nesse caso, pode ser de maior intensidade: 65mm.
Cidade ”sem funcionar”
O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, afirmou, no início da madrugada, que nesta quarta a cidade ”não funcionaria”, por conta da ainda situação de calamidade pública existente. ”Você não consegue promover a mobilidade na cidade. Temos áreas que não conseguimos acessar e artérias principais da cidade com barreiras. E aí a gente tem dificuldade de ter um diagnóstico mais amplo da situação”, explicou.
Crise climática
Em série de reportagens sobre a crise climática no Rio de Janeiro, o DIÁRIO DO RIO havia alertado sobre as consequências que tinham acontecido e poderiam acontecer, citando, inclusive, o desastre na Serra Fluminense em 2011.