Policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia) prenderam , na noite de sábado, 11 suspeitos de terem provocado arrastão na Avenida Presidente Vargas, mesma via que estava interditada por conta dos desfiles da Escolas de Samba do Grupo Ouro. De acordo com o comandante do batalhão, coronel Silvio Pekly, parte já tinha passagem pela polícia. “Foram quatro ocorrências distintas na Vargas e alguns foram reconhecidos pelas vítimas, que podem ter seus pertences recuperados” , explica.
O caso do arrastão ganhou as redes após a página Rio de Nojeira postar a ação dos bandidos, porém, nas imagens, não puderam captar a ação da polícia, que teria sido quase que de imediato.
De janeiro a outubro de 2023, comparado com o mesmo período do ano passado, o comando do 5º BPM registrou em sua área de atuação, a queda de 27,6% nos roubos a transeuntes, diminuição de 46,9% no roubo a estabelecimentos comerciais e retração de 19,5% no total de roubos. O 5º BPM realizou mais de 11000 abordagens e realizou mais de 1300 prisões de criminosos das ruas da região central da cidade.