Porto Maravilha segue tendência internacional de aproximar moradia, trabalho, lazer e cultura

A remodelação da área portuária da cidade inclui diversos projetos de melhoria, infraestrutura e habitação; novidades têm atraído atenção de investidores e empreendimentos imobiliários

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Porto Maravilha no fim da tarde • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Com profundas transformações nos últimos anos, a região do Porto Maravilha tem sido revitalizada e atraído uma série de investimentos. A chegada de retrofits e empreendimentos residenciais em áreas que antes eram um verdadeiro cemitério de galpões utilizados tem dado a vida ao trecho, que também ganhou destaque pelos equipamentos culturais que já fazem parte da agenda de cariocas e turistas.

Com tantas mudanças, a região tem seguido uma tendência já consolidada em diversas grandes metrópoles do mundo, que é de diversificar o uso dos espaços para favorecer a ocupação. O movimento consiste em locais considerados como o coração comercial da das cidades, contendo grande densidade e variedade de instituições, como produtos de escritório de qualidade, centros de infraestrutura e espaços governamentais e culturais.

Quase quatro anos depois da pandemia, as empresas do Centro do Rio começam a trazer os funcionários de volta ao trabalho presencial após a experiência remota. O objetivo é aproximar trabalho, moradia, transporte, cultura e lazer, otimizando o tempo e oferecendo mais qualidade de vida para as pessoas. A ideia é diminuir o tempo de deslocamento, trânsito, poluição, custos etc.

Nessa linha de raciocínio, os projetos residenciais têm se multiplicado no Porto Maravilha. Sejam prédios construídos do zero, ou até mesmo imóveis históricos que irão dar lugar a novas moradias. É o caso do edifício “A Noite”, na Praça Mauá, e de um prédio na rua Sacadura 154. Juntos, totalizam 587 apartamentos. Outro lançamento ocorrerá na Rua Sacadura Cabral 103, prédio que pertenceu ao jornalista Assis Chateaubriand, sem contar o lançamento da construtora Engeziler na Rua do Acre e o imenso Skylink, na Visconde de Inhaúma.

Advertisement

Pioneira na região, com filial desde 2008 em frente ao histórico Moinho Fluminense, a Sergio Castro Imóveis acredita há mais de 15 anos no potencial da região: “no início vendemos mais de 140 sobrados históricos no entorno de nossa filial. Hoje a procura é imensa e o mercado secundário residencial começa a se formar. Algumas das principais vendas da região foram feitas por nós e até mesmo o terreno na Presidente Vargas onde o primeiro lançamento da Avenida em 70 anos ocorreu é fruto de estarmos por aqui.”, diz Lucy Dobbin, Superintendente de Vendas da empresa.

Além da chegada dos residenciais, outras iniciativas devem favorecer a ocupação do local. Uma delas é a construção do Porto Maravalley, um polo de educação e tecnologia que aposta na formação de novos talentos e em infraestrutura para atrair empresas de tecnologia e inovação. O projeto é destinado a transformar a região em um Vale do Silício carioca, através da união entre educação e inovação tecnológica.

Opções para todos os gostos

A área já conta diversos pontos turísticos, como a roda gigante Yup Star Rio, a maior da América Latina. Vizinho da Star Rio, o AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul, conta com mais de 10 mil animais, de 350 espécies. Já o Cais do Valongo, ícone da memória negra do país, o Cemitério dos Pretos Novos e toda a imensa riqueza histórica e cultural do Centro Histórico dão o toque cultural e histórico ao trecho.

A Pedra do Sal, reduto do samba na cidade do Rio, e o Largo de São Francisco da Prainha, onde fica o famoso “Bafo da Prainha”, um dos point boêmios mais frequentados do Rio, são algumas das opções de lazer do Porto Maravilha. Perto dali, a casa de shows Sacadura 154 recebe uma série de festas e shows, inclusive com artistas internacionais renomados.

Na Praça Mauá, que pode ser chamada do coração dessa região, ficam localizados o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã. Ambos com uma programação interativa, sensorial e cheia de tecnologia por todos os lados. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Porto Maravilha segue tendência internacional de aproximar moradia, trabalho, lazer e cultura
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui